Seguro de vida: como acionar?

Seguro de vida: como acionar?

A contratação de um seguro de vida é um passo importante na construção de seu patrimônio. Além de oferecer segurança financeira para sua família a longo prazo, as apólices trazem benefícios para os contratantes. Perda de renda, acidentes, doenças crônicas e outros momentos difíceis podem ser aliviados pelo seguro. Então fica a questão: como acionar o seguro de vida?

Entendendo as apólices

Existem dois formatos básicos de seguro de vida. O seguro tradicional, com sinistros previstos na apólice e o seguro de vida com reembolso.

Em linhas gerais, o seguro de vida prevê o recebimento do montante contratado quando o titular falecer. Essa modalidade costuma ser escolhida para a proteção do patrimônio de futuras gerações. Também conta com alguns imprevistos que podem acarretar no recebimento de indenização: caso o titular sofra um acidente e precise arcar com gastos médicos, por exemplo, o seguro de vida auxilia no processo.

Existem alguns seguros de vida que incluem outros cenários como sinistro, pensando na longevidade de seus beneficiários. Por exemplo, proteção de renda caso haja invalidez por doença ou arcar com tratamento de doenças crônicas. Dessa forma, o titular do seguro o utiliza em vida e evita dívidas desnecessárias caso sua situação seja afetada por fatores externos.

E o seguro de vida com reembolso?

Essa modalidade de apólice tem ganhado espaço entre as seguradoras brasileiras. Grande parte da população não tem um seguro de vida pela dificuldade de realizar um planejamento financeiro e orçamento familiar.

O modelo com reembolso é, na verdade, resgatável. Ou seja, o montante poderá ser recebido caso aconteça algum sinistro, mas também existe a possibilidade de resgatar o dinheiro investido em outros momentos, funcionando também como um tipo de poupança para imprevistos.

Como vantagem existe a oportunidade de pagar por emergências sem endividamentos. Por outro lado, essa possibilidade facilita a má gestão financeira.

Acionar o seguro de vida: passo-a-passo

Para acionar o seguro de vida, o processo é bastante simples, apesar de exigir cuidado com documentos e dados. Veja como fazer:

Entre em contato com a seguradora

O passo mais importante é saber o canal correto por onde se comunicar com a seguradora. Se o titular estiver fazendo a solicitação em vida, pode entrar em contato diretamente pelo telefone, email ou app da seguradora.

Se o seguro de vida for acionado por beneficiários após a morte do titular, pode ser necessário entrar em contato com a seguradora para entender melhor o procedimento.

Envie os documentos necessários

A seguradora exigirá documentação que comprove o sinistro. De forma geral, o RG e CPF do titular, além de certidão de óbito em caso de falecimento ou boletim de ocorrência e laudos médicos em caso de acidentes.

Quando o solicitante não é o titular, mas o beneficiário do seguro, a empresa solicitará documentação relevante. Vale lembrar que o titular pode colocar qualquer pessoa como sua beneficiária, mas, se não for estabelecido formalmente, a quantia será destinada a seus herdeiros legais.

Acompanhe o sinistro

A seguradora então fará a análise da documentação e determinará se existe necessidade de fornecer mais informações. O solicitante pode também entrar em contato por meio do atendimento ao cliente para se informar sobre o decorrer do processo.

Uma vez que a solicitação for aprovada, a empresa tem até 30 dias para realizar o pagamento.

 

Pensando em contratar um seguro de vida? Converse com nossos especialistas para escolher a melhor apólice!