A regra 50-15-35 pode ajudar a lidar com as despesas!

A regra 50-15-35 pode ajudar a lidar com as despesas!

A criação de um orçamento faz toda a diferença na hora de economizar. Seja uma pessoa ou uma família, saber onde seu dinheiro está sendo gasto ajuda a prever altas, evitar dívidas e garantir mais estabilidade no futuro.

O que muita gente não sabe, porém, é que existem duas formas básicas de organização: a primeira é delimitar os gastos em determinadas categorias, como em compras de mercado e combustível. Porém, com a variação de preços e renda, bem sempre essa estratégia funciona. Nesse caso, o orçamento de soma zero pode funcionar melhor.

O que é o orçamento de soma zero?

A ideia, aqui, não é limitar em números quanto dinheiro será usado em cada categoria, mas sim as proporções. Ou seja, de toda sua renda, uma parte irá para gastos essenciais, outra para investimentos futuros e pagamento de dívidas, outra para gastos menos importantes.

Assim, a soma zero significa que cada real recebido tem uma função, inclusive ser poupado. Isso evita que o dinheiro seja gasto de forma inesperada e promove estratégias de investimento e pensamento no futuro.

50-15-35 e as somas de gastos

Se o objetivo é dar um trabalho para cada real recebido, como dividir o montante. Existem diferentes estratégias, dependendo do estilo de vida e dos objetivos financeiros de cada um.

O esquema 50-15-35 tem boa aplicabilidade e pode ser usado por pessoas em diferentes contextos financeiros.

50% gastos essenciais

Para saber quais são seus gastos essenciais, some itens como aluguel, comida, transporte, saúde, etc. Com isso, as despesas não devem ultrapassar metade da renda obtida. Se for o caso, vale repensar pontos em que vale economizar, como as contas de consumo ou o meio de transporte.

15% questões de planejamento financeiro

Nesse montante, é preciso incluir suas obrigações financeiras, como o pagamento de dívidas, as contribuições para previdência privada, os investimentos, etc. Cada pessoa ou família tem obrigações diferentes ao construir seu patrimônio, mas, estabelecer a regra dos 15% ajuda a evitar que esse processo prejudique o orçamento mensal, ao mesmo tempo que impacta o futuro financeiro.

Ou seja, se você está revendo uma dívida, investindo em um consórcio ou juntando dinheiro para adquirir um bem, é aqui que entra no planejamento.

35% estilo de vida

É claro que um orçamento saudável também inclui gastos com atividades de lazer, hobbies, serviços e conforto. Para que o planejamento financeiro seja sustentável a médio e longo prazo, é importante inserir certa flexibilidade e dar espaço para que o dinheiro proporcione momentos agradáveis.

Idas a restaurantes, viagens curtas, compras, serviços de beleza, passeios, entretenimento e outras atividades do dia-a-dia não são essenciais, mas é fundamental deixar parte do orçamento para elas.

Com um orçamento aliado de seu estilo de vida, você pode planejar o futuro, organizar a saúde financeira e criar hábitos mais saudáveis com o dinheiro.

 

Quer saber mais sobre planejamento financeiro? Confira nosso guia para manter o estilo de vida na aposentadoria!