Estilo de vida na aposentadoria: como manter?

Estilo de vida na aposentadoria: como manter?

Estratégias de economia e investimento para preservar o futuro

O sonho da aposentadoria ainda parece distante para muitos brasileiros. Além de preocupação com os gastos e com a manutenção da renda até o momento de parar, existe uma dificuldade de enxergar um padrão de vida ideal.

Com isso, surgem as dificuldades extra: quanto dinheiro guardar? É tarde para começar a investir? Qual é a média de gastos na aposentadoria?

Nunca é tarde para organizar as finanças. Por isso, trouxemos algumas dicas de como manter o padrão de vida na aposentadoria. Confira:

 

1.   Comece a planejar

O momento ideal para começar a planejar seu dinheiro é o passado. O segundo melhor momento é o presente. É claro que pessoas que acabaram de entrar no mercado de trabalho e tem menos gastos fixos têm uma vantagem na aposentadoria: quanto antes, melhor.

Mas começar aos 30 ou 40 anos também vale a pena: é só levar em consideração que você precisa juntar mais dinheiro todos os meses para atingir seu objetivo de poupança.

2.   Proteja o dinheiro da inflação

Em linhas gerais, o poder de compra do dinheiro guardado diminui: com a inflação e o aumento do custo de vida, dinheiro parado traz prejuízo. O ideal é investir.

Onde? Existe a modalidade renda fixa, investimentos que acompanham taxas de juros (atreladas ao IPCA ou Selic, por exemplo). Nesse caso, seu dinheiro cresce junto ao custo de vida, evitando perder o valor com o tempo.

3.   Busque previdência privada

A previdência privada é o investimento voltado para a aposentadoria. É gerida por bancos ou instituições financeiras e busca diversificar o portfólio em fundos que tragam crescimento a longo prazo.

Existem diferentes modalidades de previdência, de acordo com a necessidade fiscal de cada pessoa. Por isso, é importante ler a documentação com cuidado e analisar os objetivos de cada um.

4.   Estime o montante necessário

Uma pergunta que muitos trabalhadores fazem é: quanto é preciso para se aposentar? Não existe uma resposta única, vai de acordo com o custo de vida de cada pessoa.

Aqui, é importante incluir os gastos recorrentes, potenciais despesas futuras, questões como moradia, família e saúde e entender qual seria a média anual de gastos. A partir daí, compare a média de taxas de juros para entender o rendimento do seu montante. Por exemplo, se sua média de gastos anuais é R$60000 ao ano, quanto dinheiro você precisaria ter guardado para obter esse dinheiro em renda passiva? É importante colocar todas essas informações na ponta do lápis para quantificar um número realista. A calculadora do cidadão pode ajudar nesse processo.

 

Manter o padrão de vida na aposentadoria exige tranquilidade e segurança. Para conferir mais dicas de proteção ao seu patrimônio, confira o blog da Ricknew Seguros!