5 benefícios de usar o cartão de crédito

5 benefícios de usar o cartão de crédito

A utilização do cartão de crédito pode não parecer à primeira vista, mas é uma aliada na organização financeira. O importante é saber usá-lo a seu favor, garantindo as vantagens sem criar ônus financeiro.

Em primeiro lugar, é fundamental escolher um cartão compatível com seu estilo de vida. Afinal, de nada adianta ter um limite alto se as faturas ficarão fora de orçamento. Até porque as taxas de juros do cartão de crédito podem ser altas.

Com isso em mente, o usuário do cartão deve construir uma estratégia de gastos e pagamentos para conseguir os benefícios do cartão escolhido. Pagando as faturas na data correta e evitando itens supérfluos, essa estratégia pode garantir ainda mais vantagens. Confira as 5 principais razões para usar o cartão de crédito na rotina:

1)   É mais prático e seguro no dia-a-dia

Utilizar dinheiro físico acarreta em preocupações extra: a possibilidade de perder notas ou sofrer um roubo leva a grandes prejuízos. Caso os gastos rotineiros sejam feitos via cartão de crédito, é mais fácil evitar esse cenário: ao perder seu cartão ou ter ele roubado, cancele diretamente com o banco para evitar transações de terceiros.

Também existe um quê de praticidade. Ao levar dinheiro em papel, é preciso ter em mente o troco, onde guardar e se o estabelecimento vai aceitar sua nota (muitos locais, como o transporte público, limitam o valor a ser trocado). Já com o cartão de crédito, você só precisa dele – e muitas vezes nem isso, já que a maioria dos atuais é compatível com pagamento por aproximação, que pode ser configurado no aparelho celular.

2)   Oferece descontos e benefícios

Outra razão relevante para preferir o cartão de crédito é que as bandeiras oferecem descontos e benefícios para fidelizar seus clientes. Dependendo do cartão, o usuário desfruta de promoções em shows, cinemas, restaurantes, linhas aéreas, varejo e muito mais. 

3)   Ganho de milhas e pontos

Gosta de viajar? O cartão de crédito é um excelente aliado para curtir as férias sem gastar muito. Algumas bandeiras oferecem pontuação em milhas, de acordo com os gastos (em dólar). O usuário pode trocar por milhas em sua companhia aérea de preferência e trocar por passagens e hospedagens grátis.

Outros cartões optam pela modalidade de pontos, ganhos por meio de gastos rotineiros e bonificações de compras em lojistas parceiros. Na prática, é possível juntar e trocar por milhas aéreas, cashback e outras opções interessantes.

4)   Concentração de gastos

Manter o orçamento em dia é importante, mas, se você tem renda variável, como organizar os gastos? Para otimizar o planejamento financeiro, é possível incluir gastos recorrentes (como contas de consumo e mensalidades escolares) no cartão. Assim, você não precisa se preocupar com boletos vencendo em diferentes momentos do mês – tudo aparecerá em conjunto na data de fechamento do cartão.

É importante lembrar que essa estratégia só deve ser usada por pessoas que tenham o planejamento financeiro em dia, para evitar a criação de dívidas com taxa de juros mais alta.

5)   Seguro incluso

Alguns cartões de crédito, principalmente na modalidade Platinum e Black, oferecem seguros inclusos na contratação. Entre eles está o seguro de proteção de preços. Comprou algo e o preço baixou depois? Você pode solicitar o reembolso de acordo com as políticas do cartão. Outro componente interessante do contrato de muitos cartões de crédito é a garantia estendida: com ela, seus equipamentos estão protegidos por mais tempo do que o estabelecido pelo fabricante, diminuindo gastos com manutenção.

Existem também cartões que contam com assistência técnica domiciliar e veicular, trazendo tranquilidade ao usuário.

E para quem gosta de viajar, vale lembrar que o seguro viagem é fundamental. Para evitar situações estressantes fora do Brasil, a garantia de ressarcimento em caso de incidentes, atrasos, cancelamento e perda de voo faz toda a diferença. Se você comprar a passagem com um cartão de crédito que inclua o seguro viagem, está mais protegido.

 

Gostou de aprender mais sobre as vantagens do cartão de crédito para a organização financeira? Confira também nosso guia sobre previdência privada!