5 dicas para organizar sua vida financeira em 2021

5 dicas para organizar sua vida financeira em 2021

5 dicas para organizar sua vida financeira em 2021

O começo de um novo ano é a época em que muitas pessoas resolvem organizar sua vida financeira. Depois de momentos de muita incerteza no ano anterior, ficou clara a necessidade de ter um bom planejamento com organização, táticas de controle de gastos e economias e bons hábitos.

Mas começar essa tarefa não é nada fácil. É preciso analisar quais foram as maiores dificuldades financeiras anteriores, os objetivos como investimento em educação, uma viagem, uma casa própria e quais os melhores passos para atingi-los. E claro, é necessário mudar hábitos prejudiciais que estejam impedindo você de alcançar seu melhor potencial financeiro, geram custos desnecessários e até dificultam o dia a dia. 

Por isso, é importante começar essa mudança com muita disposição e atenção, já que ela pode transformar totalmente sua perspectiva. Para facilitar, trouxemos algumas dicas de como implementar essa organização.

Atente-se para os gastos

O primeiro passo para uma vida financeira saudável é sempre perceber no que você mais gasta e quais são suas tendências de consumo. Aproveite a época de renovação para manter um registro (pode ser em um caderno ou computador, você escolhe) de todos os seus gastos. Isso mesmo, por menores que forem. Vale anotar desde o café na padaria até as prestações de uma compra que ficaram para o mês. No final da experiência, você saberá quais foram os maiores gargalos e por onde começar a poupar.

Priorize o essencial

Agora que você já sabe o que faz com que você gaste acima do necessário, é hora de descobrir quais são os gastos essenciais. Educação, saúde, contas rotineiras, gastos com filhos, automóveis e consertos são algumas delas, assim como quitação de dívidas anteriores. 

Na hora de colocar no papel, priorize os gastos essenciais e tente renegociar o que estiver fora deles, ou até cancelar. Mensalidades de serviços não utilizados e compras por impulso são alguns dos itens a cortar.

Faça um orçamento

Ter um orçamento e seguí-lo é a chave para manter a organização financeira a longo prazo. Você já deve saber, por exemplo, a média das contas de sua casa. Isso já dá uma ideia de quanto dinheiro deve ser separado para isso e não gasto em outras compras. 

Em um orçamento, é importante quantificar e dar espaço para todos os seus gastos. A prioridade são os gastos essenciais, mas também é importante separar todos os meses uma quantia para formar uma reserva de emergência, para uma situação inesperada. Assim, se você precisar de dinheiro rápido, como em um conserto em sua casa, não precisará criar uma dívida. 

Crie também um pequeno espaço em seu orçamento para gastos supérfluos. Se você já sabe a quantia que pode gastar todos os meses em itens fora do essencial, você evita extrapolar esse limite e mantém o orçamento em dia.

Crie planos para organizar sua vida financeira

Um incentivo para lidar melhor com seu dinheiro é saber no que pretende gastá-lo. Para isso, você pode planejar a curto, médio e longo prazo e aprender a poupar. Por exemplo, se você quer fazer uma viagem nas próximas férias, é um incentivo a guardar dinheiro agora e você pensará nesse objetivo toda vez que cogitar gastar desnecessariamente.

O método, aliado às recompensas, também funciona para objetivos mais longevos no futuro. Juntar dinheiro para comprar um carro, um imóvel ou até se planejar para a aposentadoria são metas que podem incentivar sua vida financeira.

Aprenda sobre dinheiro

Ninguém começa já sabendo tudo sobre dinheiro. Por isso, é sempre importante estudar sobre finanças pessoais, investimentos e gastos para se organizar melhor. Acompanhar notícias, especialistas e até produtores de conteúdo digital que falem sobre dinheiro é uma ótima forma de absorver esse conteúdo importante e ter um incentivo extra para poupar e levar uma vida financeira mais organizada.

Quer saber mais sobre a importância de se planejar? Veja nossas dicas para organizar a aposentadoria desde cedo.