Dirigir na chuva com segurança: confira 6 dicas

Dirigir na chuva com segurança: confira 6 dicas

Pegar o carro na hora da chuva pode ser um desafio. Afinal dirigir em condições desfavoráveis apresenta mais perigos e, claro, exige também experiência e segurança.

Parte da dificuldade de dirigir na chuva envolve a incerteza. Ou seja, será que o carro terá condições de percorrer as ruas mais escorregadias? Será que a queda da visibilidade é suficiente para afetar a condução? Essa e outras perguntas fazem parte da rotina dos motoristas pelo Brasil.

Assim como em qualquer outro aspecto da condução de veículos, é preciso ter muita certeza de suas habilidades para evitar ou minimizar os riscos.

Mesmo que eles não sejam totalmente previsíveis, o preparo ajuda a evitar acidentes. Além disso, conhecimentos básicos sobre mecânica equipam o motorista com o conhecimento necessário.

Caso algo estranho ocorra durante o trajeto, ele poderá deduzir a causa do problema. Ou até mesmo evitar dirigir com as intempéries.

Ainda assim, existem momentos em que dirigir na chuva é inevitável. Justamente por isso é preciso saber boas práticas que ajudam você e os demais motoristas nessa tarefa.

1. Fique atento aos vidros

Durante a temporada de chuvas, é ainda mais importante checar os vidros. Mantenha as borrachas e o fluido do pára-brisas sempre novos. Com isso, fica mais fácil remover o excesso de água e detritos da rua quando está chovendo.

Além disso, ligue o ar condicionado para desembaçar os vidros. Assim, você controla o nível de umidade dentro do carro e evita perder a vista.

2. Mantenha a calma e a paciência

O alto nível de estresse no trânsito contribui para quadros de acidentes veiculares. Motoristas impacientes e carros mais lentos na chuva não combinam e levam a situações desgastantes.

Para evitar que a situação se transforme em algo mais grave, evite o estresse caso seu trajeto seja prejudicado pela chuva. Mantenha a calma, seja paciente com o próximo e fique atento(a) às mudanças.

3. Priorize as sinalizações

Nesse sentido, é fundamental redobrar o cuidado com placas, marcações no chão e faixas de pedestres. Essas sinalizações são mais visíveis na chuva, mas é preciso segui-las com cautela.

Em relação aos pedestres é comum que as pessoas andem mais rápido para fugir da chuva, então preste ainda mais atenção nos pontos de travessia.

4. Evite acelerar

As velocidades máximas nas ruas são ideais em dias secos. Com a pista molhada e o risco de aquaplanagem, indica-se que os motoristas se mantenham 10km/h abaixo do limite.

Evite também mudar de velocidade abruptamente, priorize manter um ritmo sustentável durante o trajeto. Acelerações e freadas bruscas podem causar transtorno a outros motoristas.

5. Mantenha a distância

Em relação aos outros, também vale lembrar que o correto é manter o espaço de cada um. São necessários pelo menos 10m para frear com segurança, principalmente se a pista está escorregadia.

Caso seu veículo comece a aquaplanar, não pise no freio. Retire o pé do acelerador que, ao ultrapassar a lâmina d’água, o carro voltará ao seu controle.

6. Acenda os faróis

Os faróis também precisam estar funcionando para dirigir na chuva. Use os faróis baixos para  manter sua visibilidade em dias cinzentos e sinalizar sua presença a outros motoristas.

Já os faróis altos não devem ser usados nessa situação: podem prejudicar ainda mais a visibilidade no trânsito diurno.

 

Como dica extra, não deixe de se atualizar nas leis de trânsito e na manutenção preventiva dos veículos e mecanismos de segurança.

E antes de pegar o carro, não se esqueça de manter o seguro auto em dia! Para saber mais sobre as apólices que funcionam para seu caso, entre em contato com nossos especialistas.