Acidente com vítima: como funciona o seguro auto

Acidente com vítima como funciona o seguro auto

Acidente com vítima: como funciona o seguro auto

Os acidentes são uma grande preocupação dos motoristas para o cotidiano. Em especial os acidentes com vítimas. Além do risco à vida e à integridade das pessoas envolvidas, também é uma preocupação financeira. 

Os incidentes podem acarretar em gastos médicos e processos legais. É por isso que o seguro auto conta com cobertura envolvendo danos corporais

Se a pessoa que dirige o automóvel ou terceiros se machucam no acidente, o seguro cobre, de acordo com a apólice contratada, despesas médicas e/ou jurídicas. É importante frisar que o sinistro só é considerado se os danos forem causados pelo veículo.

Apesar da condução cuidadosa ser fundamental, acidentes podem acontecer, principalmente em áreas de alta circulação. 

Por isso, o seguro auto, além de proteger o carro de danos e quebras, deve ser um alívio da pressão em casos de acidente com vítima.

Em uma situação estressante e perigosa, o seguro auto é uma ferramenta que se torna valiosa e fundamental para evitar complicações.

DPVAT

Todo motorista, ao cumprir com as taxas de licenciamento, já está coberto pelo DPVAT. Este é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (Seguro DPVAT), criado pela Lei n° 6.194/74. De acordo com a Susep, o objetivo é: “amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional”.

Essa modalidade obrigatória apresenta cobertura em caso de morte da vítima, invalidez permanente e despesas médicas. Independe de quem foi a culpa ou qual a modalidade da vítima (motorista, passageiro ou pedestre). 

Todos os envolvidos e prejudicados no acidente ou seus beneficiários podem requerer indenização. 

É importante frisar que este seguro não oferece cobertura para danos materiais ao veículo e outros bens. Nem a multas ou fianças que acarretam de processos judiciais decorrentes do acidente.

Danos e lesões ao motorista

Porém, além do seguro obrigatório, é importante que motoristas levem em conta seu estilo de vida e contratem um seguro auto particular de acordo com a demanda do dia-a-dia. Existem perfis diferentes com coberturas para acidentes, quebras, desgaste e motoristas profissionais. 

Quando o carro se envolve em um acidente que vitimiza o motorista e/ou os passageiros, uma cobertura fundamental é a Acidentes Pessoais para Passageiros (APP). Nesse caso, as vítimas ou seus beneficiários recebem, de acordo com a quantia prevista na apólice, uma indenização para lesões corporais ou morte.

Danos a terceiros

Também existe a cobertura Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). Nesse caso, a indenização é acionada quando o motorista causa um acidente com lesões ou fatalidades a terceiros, sejam eles outros condutores, passageiros ou pedestres.

Aqui, a cobertura prevê que as vítimas ou seus beneficiários recebam uma quantia complementar ao DPVAT. Também há nas apólices previsão de cobertura a danos materiais da vítima, como conserto do veículo e perda laboral.

Nesse sentido, o seguro auto, além de complementar a indenização do DPVAT, é uma segurança ao motorista que, em caso de tragédia, não haverá também um gasto repentino. 

E para as vítimas, um seguro auto pode fazer toda a diferença em repor os gastos materiais sem que seja necessário um processo judicial.

Como acionar o seguro auto em caso de acidente

Para que o seguro auto cubra o acidente, ele deve ser imediatamente reportado à seguradora. Assim, o processo tem um andamento mais rápido e não prejudica nenhuma das partes.

Caso o motorista se envolva em acidentes, o primeiro passo é avaliar a situação. Se houver emergência, deve prestar socorro e chamar autoridades (bombeiros, SAMU, etc). Também é essencial sinalizar a área, para evitar que outros veículos se envolvam no acidente.

Se todos estiverem bem, os envolvidos devem fotografar os veículos e as placas, pedir o contato das vítimas e também de testemunhas, fazer o quanto antes um boletim de ocorrência e comunicar o sinistro à operadora. A partir daí, ela avaliará o caso e providenciará o encaminhamento do processo.

É importante lembrar que, em caso de colisões que impeçam os motoristas de deslocar o carro, a assistência 24h fornece serviços de guincho se eles estiverem previstos em sua apólice. Vale investir nessa cobertura, para evitar o estresse extra em caso de acidentes.

Quer escolher um seguro auto perfeito para você? Converse com um de nossos especialistas!