Carro reserva: você sabe como funciona?

Carro reserva: você sabe como funciona?

O seguro auto ideal conta com uma ampla rede de coberturas e benefícios que atendem ao seu perfil de motorista. Além de garantir indenização em caso de roubos, furtos, acidentes e problemas com peças, muitas vezes as seguradoras anunciam, como parte da apólice, itens como atendimento emergencial e carro reserva, entre outras opções.

O que é o carro reserva?

Além dos transtornos que um roubo, furto ou perda total do veículo causam ao condutor, a possibilidade de ficar sem o carro pode ser preocupante. Afinal, muitas vezes é essencial para a rotina e o trabalho, além dos momentos de lazer.

Ou quando o carro vai para o conserto depois de um acidente, o processo pode ser demorado, acarretando em uma dificuldade de deslocamento por parte do segurado. As alternativas são utilizar transporte coletivo, táxis, aplicativos de mobilidade ou alugar um veículo pelo tempo necessário.

Mas é claro que esse aluguel, apesar de conveniente, tem seus custos. Por ser uma reserva de última hora, a locadora não oferece preços tão competitivos, gerando mais uma questão orçamentária ao condutor.

Pensando nisso, algumas seguradoras oferecem em sua apólice o aluguel de um carro reserva. Geralmente, conta com um acréscimo no custo do seguro, mas a diferença é menor do que o custo do aluguel, podendo sair vantajoso.

Perguntas e respostas sobre o carro reserva:

●     Vale a pena incluir carro reserva no seguro?

Depende! Se a seguradora incluir dentro do plano ou o acréscimo for baixo, pode ser mais acessível do que contar com os preços na hora do aluguel.

●     Todos os sinistros contam com carro reserva?

É preciso conferir em sua apólice, mas, em linhas gerais, se a seguradora oferece cobertura e seu veículo estiver impedido permanentemente ou por um período considerável, é possível acioná-la.

●     Preciso pagar para usar o carro reserva?

Não. Quando o carro reserva estiver disponível na apólice, o segurado deve acionar o seguro e o benefício. Com isso, receberá orientações sobre qual locadora utilizar e quanto tempo dura a locação.

Na hora de pegar o carro, as empresas solicitam um cartão de crédito, mas esse não será cobrado, somente em caso de danos.

●     O carro é similar ao carro segurado?

O carro reserva da seguradora é um carro básico. Se você tem especificações necessárias para seu trabalho ou a rotina de sua família que exigem um contrato específico, converse com seu corretor na contratação do seguro para incluir na apólice.

Algumas locadoras permitem o upgrade do carro reserva, desde que o segurado arque com a diferença dos custos pelo período.

●     Quem pode usar o carro reserva?

O titular do seguro, apenas. Também deve-se lembrar que, para alugar um veículo, o cliente deve ter mais de 21 anos, CNH válida com no mínimo 2 anos de emissão, cartão de crédito em sua titularidade e válido para depósito caução e CPF livre de restrições.

 

Agora que você já conhece as vantagens do carro reserva, confira fatos e fakes antes de contratar um seguro auto!