6 fatos e fakes sobre seguro auto

6 fatos e fakes sobre seguro auto

6 fatos e fakes sobre seguro auto

O seguro auto é uma ferramenta aliada do motorista e facilita as situações de estresse como acidentes e danos ao veículo. Mas com a ampla oferta de apólices e diferentes opções, pode ser difícil fazer uma escolha informada.

Por isso, muitos segurados ainda não sabem tudo o que têm e não têm direito na contratação do seguro, nem potenciais descontos. Vamos ajudar a desmistificar essas questões.

Confira agora 6 fatos e fakes sobre seguro auto:

1. Carro novo é mais caro

Dizem por aí que o seguro de modelos recentes custa mais caro. Isso é fake! Não existe custo fixo para um seguro, mas sim diversos fatores de risco que influenciam na apólice, como perfil de motorista, região e tipo de carro. Inclusive, carros com mais de 15 anos podem ter seguro auto mais alto, considerando o custo de manutenção.

 

2. Somente crimes e acidentes podem estar cobertos

Outra informação fake! Os seguros, além de cobrir casos em que o veículo é roubado, danificado ou acidentado, podem cobrir contra intempéries como alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos. Observe a apólice com atenção para saber se essa opção está disponível em seu caso.

Essa ferramenta é essencial para motoristas que circulam em locais de risco, já que um seguro que atenda seu perfil deve, obrigatoriamente, reconhecer os riscos menos comuns do veículo.

 

3. O seguro protege o que está dentro do carro

Muitas pessoas acreditam que os bens pessoais deixados dentro do carro também estão segurados. Fake! O seguro auto contempla danos ao automóvel, portanto os sinistros oferecem coberturas específicas para ele. O correto é não deixar itens de alto valor ou pessoais dentro do carro.

 

4. Mulheres pagam menos no seguro

Essa é fato! Claro que depende de cada empresa e cada apólice, mas, de forma geral, mulheres têm preços mais competitivos em seguro auto. Isso porque elas são estatisticamente menos propensas a acidentes graves. Nos casos de sinistro de perda total, elas chegam a ter 20% menos ocorrências.

 

5. Rastreadores abaixam o valor

Outro fato sobre seguro auto: existem sim medidas de segurança que o motorista pode adicionar. Quando ele opta pela instalação de rastreadores e o veículo é roubado, a empresa de localização tem acesso às informações e o carro pode ser recuperado. Para as seguradoras, isso é vantajoso e acarreta em desconto na apólice. 

Mas fique atento: nem todas as medidas de segurança diminuem o seguro. As trancas de direção, ainda que possam atrasar um furto, não representam proteção o suficiente para minimizar os riscos.

 

6. A região que o carro circula influencia o valor

Mais um fator que as seguradoras levam em conta de fato. Carros que circulam em zonas de alta criminalidade oferecem maior risco e, portanto, o seguro auto é maior. Por outro lado, carros que ficam em garagens e não na rua também têm desconto no seguro.

É claro que a principal estratégia para contratar um seguro auto é atentar para a cobertura da apólice: dentro de seu orçamento, ela deve cobrir acidentes, falhas e crimes. Existem também opções com benefícios extra, que podem funcionar para diferentes perfis de motoristas.

O fundamental é garantir que você e seu carro estejam sempre protegidos. Em um momento que você precisa, nada pior do que ficar na mão. Um bom seguro, além de diminuir as despesas, diminui a preocupação.

Quer saber mais sobre seguro auto? Converse com nossos consultores!