Simulação de consórcio: por que ela é importante?

Simulação de consórcio: por que ela é importante?

Antes de contratar o consórcio, é essencial entender cada regra

Para quem busca investir em um bem de alto valor, como um veículo ou imóvel, os consórcios podem ser uma boa alternativa. Ao contrário de financiamentos, o pagamento das parcelas é feito antes da compra.

Na prática, uma instituição financeira organiza grupos de investidores que estão juntando recursos para atingir o necessário para comprar um bem. A partir daí, esse tipo de poupança coletiva tem um prazo. Ao final dele, os cotistas recebem cartas de crédito do valor contratado.

Consórcio na prática

O consórcio é uma modalidade que se adapta bem a diferentes tipos de orçamento. Por ter parcelas fixas e sem taxa de juros agregada, contratar um consórcio é uma forma de investir mensalmente em uma compra futura.

Também costumam ser prazos mais curtos, além de sorteios mensais, em que um cotista recebe antecipadamente sua carta de crédito.

Legislação dos consórcios

Existe, inclusive, um a lei 11.795, de outubro de 2008, que define consórcios como: “a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.”

Simulação de consórcio

Apesar das vantagens, o processo de contratação de um consórcio exige do investidor um olhar atento para as regras e documentações de cada um. É importante ler com cuidado os documentos para saber as regras sobre inadimplência, saída antecipada, sorteios e transferência.

As instituições financeiras disponibilizam em seus sites e apps simuladores de consórcio, onde você pode inserir o montante que busca juntar e o prazo, para entender qual consórcio combina com seus objetivos.

 

Quer saber mais sobre simulação de consórcios e como investir em seu futuro? Converse com nossos especialistas!