Consórcio: saiba como contratar um

O consórcio é uma forma de financiar um bem de alto valor

Consórcio: saiba como contratar um

O consórcio é uma das formas de se adquirir um veículo ou outro bem. Ao contrário de um financiamento, em que o cliente faz uma compra e a paga posteriormente, com juros, ao banco, no consórcio o pagamento é feito antes de adquirir o bem. Saiba como contratar um consórcio lendo este artigo. 

Nessa modalidade, um grupo de pessoas faz um contrato com a instituição financeira e cada um paga seus aportes mensais. Ao fim do contrato, você recebe o dinheiro para o veículo. Ao mesmo tempo, ocorrem sorteios de cartas de crédito, em que os participantes vencedores podem receber antecipadamente.

Ou seja, funciona como uma poupança coletiva e, geralmente, é organizada por bancos tradicionais, que organizam esses pagamentos e os créditos.

Quais as vantagens de um consórcio

Um consórcio não necessariamente é a melhor forma de financiamento para todos que pretendem comprar um carro, mas é uma opção interessante a ser considerada. Possui algumas vantagens em relação a outras modalidades.

Por exemplo, você pode escolher um consórcio de acordo com o valor necessário para a compra de seu veículo ou do valor das parcelas e tempo de contribuição. Outro ponto importante é a possibilidade de ser sorteado antes do final do prazo. Você continuará pagando as parcelas, mas já terá o veículo.

Isso seria vantajoso em relação ao financiamento comum, já que não há taxa de juros, apenas taxa administrativa. Então os sorteados que são contemplados pela carta de crédito nos sorteios acabam ganhando nesse sentido. Outra vantagem é o longo prazo de pagamento. Consórcios duram até 2 ou 3 anos e se você optar por resgatar seu dinheiro antes, é possível (importante atentar para as regras do contrato).

Como contratar um consórcio

Se você pesquisou e concluiu que o consórcio é a forma mais vantajosa para adquirir seu veículo, é importante saber como proceder. Existem diferentes formas de participar de um grupo de cotistas do consórcio.

A primeira delas é encontrar um programa sendo criado por uma instituição financeira. Ou seja, você entra em contato com o banco e procura um consórcio que ainda esteja sendo criado, de acordo com o que você deseja pagar. O banco cria grupos de cotistas e gerencia o restante.

Outra forma é ocupar o espaço de um cotista que desistiu do consórcio ou até comprar a parte de alguém e realizar transferência da titularidade das parcelas e da carta de crédito. A partir daí, você fica responsável pelo pagamento das parcelas, que incluem o fundo coletivo, a taxa de administração e o fundo de reserva.

Atente-se ao contrato

Antes de aderir a um consórcio, seja para você mesmo ou para presentear alguém, é importante prestar muita atenção às regras. Em primeiro lugar, saber se a administradora passou pela regulamentação do Banco Central, como prevê a lei nº 11.795

Alguns itens merecem atenção especial: saber qual é a política de alteração de parcelas de acordo com a reajuste do preço do bem,  o prazo e o número de cotistas, potenciais multas ou penalidades caso haja descumprimento do contrato, garantias, condições para transferência e resgate de cotas e também periodicidade de assembleias e sorteios entre cotistas.

Vale a pena contratar um consórcio?

É uma opção bastante interessante para quem planeja adquirir um bem de alto valor como um carro, ou pessoas que desejam presentear filhos e outros familiares no futuro. Como o custo é de acordo com o preço de tabela do veículo e não há taxa de juros, pode ser a melhor forma de financiar.

No entanto, como em qualquer outro contrato, é muito importante escolher a administradora certa com a adesão que funcione melhor para sua realidade financeira, planejamento de orçamento e objetivo de compra. 

Quer saber mais sobre consórcios e como escolher o seu? Entre em contato com nossa equipe!