Compras online: dicas para evitar transtornos

Compras online: dicas para evitar transtornos

Compras online: dicas para evitar transtornos

O hábito de fazer compras online tem ganhado força no mercado nacional. De acordo com pesquisa da Nielsen, o ecommerce no Brasil faturou R$260 bilhões em 2022.

Na prática, isso significa que cada vez mais os consumidores usam as lojas web para suas compras, desde mercado até itens eletrônicos, moda, saúde e beleza.

Apesar de ser uma forma rápida e prática de comprar, é importante levar em consideração que existem riscos nessa modalidade:

  • Fraudes: infelizmente, há lojas online que não atuam de forma legítima. Muitas delas oferecem produtos que não estão em estoque, fazendo o cliente perder dinheiro em compras online
  • Produtos falsificados: para quem busca itens de marcas específicas, como grifes de moda e destaques em tecnologia, esse ponto é fundamental. Há lojistas que vendem versões falsificadas a preços altos. Ao comprar online, fica mais difícil discernir a qualidade
  • Vazamento de dados: seja porque a loja não investiu em segurança das transações, seja por hackers em bancos de dados, vale lembrar que fazer compras online traz risco de ter informações como nome, endereço e forma de pagamento vazadas

Levando em consideração esses riscos, é fundamental tomar medidas de precaução ao fazer suas compras. Assim, você evita perder dinheiro, comprar itens errados e correr riscos de segurança online. Confira nossas dicas:

Compre de marketplaces

Marketplaces, como MercadoLivre, Olist e Amazon, contam com vendedores parceiros. Esses lojistas criam vitrines com seus produtos na plataforma. Como consequência, os compradores podem dar nota ao serviço. Além disso, para participar do marketplace, é preciso seguir regras e boas práticas, o que diminui o risco de vendas fraudulentas.

Para garantir ainda mais a procedência, verifique as resenhas de outros compradores e a avaliação geral do vendedor.

Confira a url do site

As urls seguras começam com https:// e contém um ícone de cadeado. Se a loja não tiver esses indicadores, pode ser um sinal de que as informações não são criptografadas de acordo com as últimas métricas de segurança.

Isso significa que é mais possível que haja brechas. Essas brechas de acesso ao banco de dados facilitam o vazamento de informações sensíveis, como dados pessoais e bancários dos clientes.

Verifique a qualidade do produto

Como produtos falsos são comuns em compras online, é preciso ter cuidado para garantir que você receba exatamente o que comprou. Leia com cuidado as descrições dos vendedores e suspeite de preços muito baixos em relação ao mercado. Peça fotos do produto se possível e confira o código de série.

Se a loja mostrar avaliações dos clientes com fotos, observe e compare com as do anúncio, para garantir que o vendedor está sendo honesto.

Use o cartão de crédito

O cartão de crédito é um grande aliado nas compras online. Além de muitas bandeiras oferecerem proteção de preço como benefício – ou seja, se você encontrar o produto em promoção depois, será ressarcido –, elas também incluem políticas de garantia e devolução. Comprou de uma loja online e o produto veio defeituoso? Nunca chegou? O cartão pode te ajudar.

Além disso, ao usar o cartão de crédito nas compras online, você pode usar o cartão virtual, uma versão que expira. Com isso, o sistema de pagamento não acessa suas informações reais e sim a versão temporária. Se o banco de dados não for seguro, o vazamento de informações não será tão prejudicial.

Usar o virtual em compras online é uma vantagem do cartão. Confira mais 5 benefícios de usar o cartão de crédito!