Como deixar a casa mais segura e acessível para os idosos?

casa segura para idosos Como adaptar sua casa para evitar acidentes e torná-la mais confortável e segura para familiares idosos

Como deixar a casa mais segura e acessível para os idosos?

Quem mora com uma pessoa idosa ou tem um familiar mais velho que precisa de cuidados especiais sabe que a moradia é um dos fatores determinantes na saúde nessa fase da vida. Uma casa bem planejada é significativa na vida do idoso: além de ajudar na manutenção da saúde, ela também garante que a pessoa esteja segura e confortável em seu espaço do dia a dia.

Casas que não sejam pensadas dessa forma podem oferecer riscos para o idoso. É o caso, por exemplo, de casas que não têm portas acessíveis, barras de segurança ou que têm muitas escadas. Uma casa que não seja muito segura também pode ser um problema, afinal, se o idoso mora sozinho e tem dificuldade em acompanhar a rotina da casa, não nota potenciais problemas.

Com algumas pequenas mudanças, a casa fica muito mais segura para pessoas de todas as idades. São algumas técnicas que você pode usar para tornar sua casa mais acessível para o membro mais velho de sua família ou incorporar essas ideias para casa dessa pessoa, tornando-a muito mais receptiva.

Acessibilidade é a chave para uma casa segura

O primeiro passo é garantir que o idoso possa circular e utilizar todas as partes da casa. Para pessoas mais velhas que utilizam cadeiras de rodas, muletas, bengalas e outros dispositivos de mobilidade é importante que eles sejam de fácil circulação pela casa. Então, nesse caso, evitar escadas e garantir que a pessoa tenha acesso aos cômodos essenciais de forma simples é a melhor forma para garantir que ela não seja impedida de realizar alguma atividade.

Atente para os materiais também! Algumas modalidades de piso podem ser esteticamente bonitas, mas exigem manutenção e podem ter desgaste. Se ela não é feita na forma correta, o piso desgastado pode apresentar rachaduras e textura irregular. Esses problemas provocam quedas, que são muito perigosas para pessoas idosas.

Outro ponto relevante é atentar para armários, altura de bancadas e outros itens básicos de planejamento da casa. Se a pessoa que mora na casa consegue acessar os armários sem ter que se colocar em situações de risco, é melhor para evitar acidentes. Banheiros são também uma grande preocupação para quem mora com idosos ou cuida deles. Instalar barras de segurança é uma forma simples e rápida de investir na estabilidade. O piso molhado não apresenta tantos riscos e a pessoa se sente mais à vontade para ter uma vida independente.

Segurança é fundamental

O segundo passo é garantir que a casa seja segura. Você pode instalar um sistema de alarmes de portas e janelas que é acionado a partir de qualquer abertura. Isso significa que dentro de casa o morador idoso consegue identificar entradas e saídas. Portarias com alarmes também ajudam muito: sem ter que sair até o portão, a pessoa pode ver de dentro de casa quem está chamando à porta.

Câmeras de segurança também são uma ótima opção! Não só para quem mora na casa, mas também para monitoramento à distância. Elas oferecem tecnologias de conexão, assim tanto moradores quanto seus familiares podem acompanhar o que acontece na casa mesmo quando não estão por perto.

Invista em seguro residencial

Mesmo com todas as técnicas utilizadas é possível que a casa apresente alguns riscos. Tanto no caso de acidentes quanto em situações desagradáveis, a saída é contratar um seguro residencial: um seguro que protege sua casa e suas propriedades de circunstâncias perigosas.

É importante analisar a apólice de cada seguro para saber o que ele cobre e quais danos são reembolsados. Mas, de forma geral, eles contam com proteção para eventos naturais (alagamentos, chuvas intensas, geadas) e também acidentes como quebra de muros, incêndios e outros fatores estressantes.

Em certos seguros também há serviços de reparos rápidos. O idoso aciona o seguro para o envio de um profissional que o ajuda a manter sua casa em dia: chaveiros, encanadores, eletricistas e outros profissionais vem na residência do segurado para checar a estabilidade da instalação e, caso necessário, prestar serviços de reparos.

Ter em mente quais adaptações são necessárias para pessoas mais velhas é tornar sua casa mais confortável e mais receptiva. Tanto para seus familiares quanto para você mesmo no futuro.

Para saber mais sobre como funciona um seguro residencial e quais as coberturas, contate um de nossos especialistas.