Bateram no meu carro, o meu seguro cobre? Como acionar?

seguro auto

Bateram no meu carro, o meu seguro cobre? Como acionar?

Carro na garagem, alegria de ter conquistado mais um sonho, porém, o que ninguém esperava acontece, um motorista bate no seu veículo. E agora, o que fazer? Não se desespere! Se você possui um seguro auto, vamos te explicar como acioná-lo neste momento. Se ainda não possui, deixamos aqui um alerta. Contratar um seguro auto, assim que você adquiriu um automóvel, é fundamental. O seguro auto é a garantia de mais tranquilidade para enfrentar situações adversas como essa. Continue a leitura e compreenda!

Bateram no meu carro, quem vai arcar com o prejuízo?

Nessa situação é necessário entender que o autor da batida é o responsável pelos prejuízos. Assim, se ele possuir um seguro auto, sua seguradora poderá ser obrigada a pagar os danos materiais e físicos causados aos outros motoristas envolvidos na batida, como você. Porém, vale reforçar que isso só ocorrerá se o seguro do motorista causador do acidente tiver cobertura para danos a terceiros, a chamada Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V).

Se você ainda não ouviu falar sobre essa cobertura, vamos explicar. A Responsabilidade Civil funciona como um complemento ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Ela abrange danos aos veículos dos terceiros que foram atingidos pelo acidente, assim como danos corporais e morais às vítimas. Porém, para acionar essa cobertura de Responsabilidade Civil, é preciso que o motorista causador do acidente assuma a culpa. Lembrando que, caso ocorram danos corporais a alguma das vítimas, é preciso acionar o DPVAT antes de tentar acionar o seguro do responsável pelo acidente.

Mas, e se o causador da batida não tiver cobertura de Responsabilidade Civil?

Se o responsável pelo acidente não tiver seguro auto, ou se o seguro dele não possuir cobertura de Responsabilidade Civil, então, ele deverá arcar com as despesas das vítimas do próprio bolso. Assim, a melhor opção é que você mantenha a calma e tente negociar com ele uma solução. Além disso, é importante haver uma troca de contatos entre os envolvidos na batida. Todavia, se não for possível chegar a um acordo amigável, recomenda-se buscar ajuda legal para entrar com as medidas judiciais cabíveis. Então, caso os danos sejam apenas materiais e possam ser cobertos pelo seu seguro, você pode propor, ainda, que o responsável pelo acidente pague a sua franquia.

Nessa situação, como funciona a cobertura do seguro auto? Como posso acioná-lo?

Se você tentou um acordo com o motorista causador da batida, mas não obteve sucesso e, verificou que ele não possui um seguro auto, que poderia cobrir os seus prejuízos, você poderá acionar o seu seguro. Gabriela Matos Pereira, gerente comercial da corretora RickNew nos explica melhor. “Situações como essa são consideradas pelas seguradoras como sinistros e, são cobertas pelos seguros auto desde que o valor do reparo seja maior do que o valor da sua franquia. Exemplificando, um condutor bateu em seu veículo e danificou o seu carro. O reparo desses danos custará cerca de R$1.000,00. Sua franquia do seguro é R$1.500,00 ou seja, o valor total dos reparos ficou abaixo do valor da sua franquia, então o seguro não cobrirá os reparos. Porém, caso o valor dos reparos fique acima do valor da sua franquia, o seguro cobre os danos dessa batida”, conclui a gerente comercial.

Lembrando que o seu seguro cobrirá os gastos com os reparos, mas a seguradora acionará, judicialmente, o responsável pela batida, para receber esses valores. Portanto, para solicitar o auxílio do seu seguro você deverá reunir todas as informações sobre o fato, explicando a situação para a seguradora. Para se resguardar a dica é anotar os dados do motorista causador da batida como nome, telefone, placa e modelo do carro. Certificar-se do endereço onde o acidente ocorreu, verificar se existem testemunhas no local e tentar registrar um boletim de ocorrência, também é recomendado. De posse de todas essas informações, o contato com a seguradora pode ser realizado através dos canais de assistência seja telefone, aplicativo ou outros.

Em acidentes provocados por outros motoristas com impactos mais graves, chegando, até mesmo, à perda total do seu veículo, os procedimentos mudam um pouco, mas a cobertura também é garantida por seu seguro auto. Quer saber mais a respeito? Conheça os seguros auto da RickNew e garanta mais tranquilidade para você e sua família desfrutarem de todas os benefícios do seu automóvel.