5 perguntas para saber se tenho um consultor de finanças de confiança

5 perguntas que devo fazer para saber se tenho um consultor de finanças de confiança

5 perguntas para saber se tenho um consultor de finanças de confiança

Quando o assunto é dinheiro fica difícil não ter dúvidas sobre como utilizá-lo da melhor forma. Nessa hora, um consultor financeiro pode ajudar, mas é preciso ficar atento ao escolher um profissional. Afinal, ele lidará com o seu dinheiro, por isso, deve ser alguém que inspire confiança. Se você já possui um consultor, mas não está satisfeito com o trabalho ofertado, ou não sabe quais critérios seguir para a escolha de um bom profissional, continue a leitura. Apresentamos neste artigo 5 perguntas que você deve fazer para saber se tem um consultor de finanças de confiança.

1. Como o trabalho de um consultor pode me ajudar (ou já me ajuda)?

O papel do consultor é te orientar sobre os produtos e serviços existentes no mercado financeiro. Apresentando as possibilidades de rendimentos, mas sem esquecer de alertar para os riscos destes produtos. Afinal, não existem investimentos sem riscos. Ele deve te ajudar a estabelecer um plano de investimentos ou, uma maneira de sair da situação de desequilíbrio financeiro. Auxiliando você a planejar suas finanças e seguir este planejamento. Se você não está recebendo estas orientações ou percebe que o planejamento estabelecido com a ajuda do consultor não está funcionando é hora de reavaliar as estratégias. Se reúna com o profissional contratado, exponha suas dúvidas e observações. Repense o que pode ser modificado para que você saia finalmente do vermelho. Lembrando que, à medida em que a situação fica no azul, nós temos o péssimo hábito de abandonar os planejamentos. Isso não pode acontecer! O consultor deve agir também neste momento, nos orientando para mantermos os hábitos corretos, evitando assim que a situação se repita.

2. Como o consultor de finanças de confiança toma as decisões de investimento?

Antes de apresentar a você qualquer produto ou serviço financeiro, o consultor deve reunir informações sobre a sua rotina financeira. Deve conhecer de perto sua real situação e o que você deseja. Com estas informações em mãos poderá então planejar as estratégias para te tirar do aperto. Elegendo os melhores investimentos para o seu objetivo. Afinal, cada pessoa possui problemas e necessidades financeiras distintas. Esses passos devem estar claros para você. Desconfie daquele profissional que já chega ofertando serviços financeiros, falando sobre diversos investimentos, sem mesmo escutar suas demandas.

3. É qualificado e está preparado  para enfrentar situações adversas?

Regra básica para a contratação dos serviços de qualquer profissional: verifique suas qualificações. Além disso, peça recomendações sobre seu atendimento. Como falamos no início do texto e reforçamos aqui, o consultor financeiro apresenta a você os melhores caminhos para investir o seu dinheiro. Para isso, deve ser grande conhecedor de todas as possibilidades deste mercado e suas oscilações. Não é recomendado contratar um profissional para esta atividade sem antes verificar suas qualificações e, principalmente, sua capacidade de estabelecer novos caminhos quando situações adversas ocorrem. Afinal, o mercado financeiro é repleto de melindres e conhecê-los bem é o que faz do profissional um bom consultor. Só assim, acumulando experiências é que ele poderá, caso ocorra alguma situação inesperada, enfrentá-la da maneira mais adequada, reduzindo as perdas.

4. Como é, ou será realizada, esta troca de informações entre o consultor e o cliente?

Mesmo em casos onde o cliente oferta mais autonomia para o consultor financeiro, a troca de informações é fundamental. O contratante dos serviços deverá saber exatamente quais são os investimentos realizados, as estimativas de lucro etc. Atentar-se a maneira como o consultor realiza essa comunicação é um dos quesitos a serem avaliados para verificar se você tem, ou vai contratar, um consultor de finanças de confiança. O profissional deve ser claro e transparente na comunicação das suas ações. Deverá ainda ter paciência para explicar aos clientes leigos de forma compreensível, como o mercado financeiros funciona.

5. Qual é o plano de pagamento pelos serviços prestados?

A forma e os valores a serem pagos paro o consultor são outros pontos que devem ser bem estabelecidos. Esclareça como você pretende remunerar o profissional pelos serviços prestados, não deixe espaço para especulações. Em caso de um investimento de sucesso, alguns profissionais podem solicitar uma espécie de bônus pelos conselhos que levaram a essa conquista. Esqueça, se não foi acordado, no momento da contratação do serviço, não é legal. Fique muito atento a isso para que a busca de ajuda especializada para sair do vermelho não acabe se tornando um verdadeiro pesadelo.

Agora que você já sabe como confirmar se tem, ou está para contratar, um consultor de confiança, que tal entrar em contato com a RickNew? Ofertamos o serviço de consultoria, não somente financeira, mas de vida. Garantindo mais tranquilidade para você e um futuro seguro para a sua família. Já que chegou até aqui, talvez tenha interesse também em ler este artigo sobre qual a melhor opção ao comprar um bem como automóvel ou imóvel, consórcio ou financiamento?