Você sabe o que significa a palavra prêmio no seguro?

Quando você contrata um seguro é bombardeado por uma série de termos novos. Franquia, cobertura, sinistro, prêmio, mas afinal, o que significa tudo isso?

Você sabe o que significa a palavra prêmio no seguro?

Quando você contrata um seguro, seja ele de vida, auto ou outros, é bombardeado por uma série de termos novos. Franquia, cobertura, sinistro, prêmio, mas afinal, o que significa tudo isso? Calma! Se atrapalhar com os termos é normal. Para te ajudar, vamos esclarecer essa linguagem. Hoje explicaremos o que significa a palavra prêmio no seguro. Vamos lá?

Por isso, esqueça aquela ideia de prêmio como algo que marca a conquista de uma competição. Você não receberá um troféu na sua casa enviado pela seguradora. No “segurês” prêmio refere-se ao valor que o segurado paga à seguradora para contar com os seus serviços diante das situações de risco.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza e regula o mercado de seguro, a definição para prêmio é – o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas condições contratuais.

Atenção! Você não pode confundir prêmio com a indenização. O prêmio do seguro não é o valor que você ganha no caso de sinistro. Esta é a indenização!

Como é calculado?

Diante disso, o prêmio no seguro é calculado levando em consideração alguns fatores, entre eles, as características do bem a ser segurado (automóvel, residência, bike, entre outros) e do perfil do cliente que está contratando. Por exemplo: imagine a contratação de um seguro auto. Para estabelecer o prêmio (valor a ser pago por esse seguro), são considerados tanto fatores referentes ao próprio veículo, como custo de reposição das peças e o índice de quebras, quanto referentes ao segurado, como região de circulação, perfil do condutor principal, entre outros.

Pagamento do prêmio no seguro

Além disso, existem prêmios nos seguros que devem ser pagos mensalmente, já outros anualmente. Vale ainda ressaltar que se o prêmio não for pago em dia, o seguro poderá ser suspenso ou cancelado. Nessa situação, caso ocorra o sinistro, o seu direito como segurado de receber a indenização poderá ficar prejudicado. Porém, para que isso aconteça, o contrato do seguro deve informar claramente as regras para suspensão e cancelamento diante de inadimplência.

Portanto, agora que a linguagem dos seguros já ficou mais clara para você, que tal buscar por mais tranquilidade e contratar um seguro com a RickNew? A empresa conta com um portfólio completo de seguros. Entre em contato com um dos consultores e saiba mais.