Alagamentos e enchentes: saiba como passar com seu carro sem prejuízos

Alagamentos e enchentes: saiba como passar com seu carro sem prejuízos

Alagamentos e enchentes: saiba como passar com seu carro sem prejuízos

Se o tempo muda e arma aquela chuva, já vem logo um pensamento – Vou ficar preso no trânsito! Quem vive em grandes centros urbanos enfrenta este problema. Em dias de fortes chuvas, o trânsito fica complicado com vias alagadas, bairros inteiros debaixo d’água, sofrendo com as enchentes. Situações que exigem dos motoristas cuidados redobrados. Para você que se desloca por áreas de risco continue a leitura. Compartilhamos algumas dicas para dirigir com mais segurança e passar com seu carro sem prejuízos por estes locais.

Primeiro passo, mantenha uma distância segura dos outros carros

Em situações de enchentes e alagamentos, manter uma distância segura do veículo a frente é ainda mais fundamental. Como a visibilidade é afetada e o asfalto tornar-se mais escorregadio, é necessário estabelecer uma área de cerca de dois carros, em relação ao veículo à frente, para se ter mais tempo para uma resposta do automóvel. Seja quando acionar o freio ou quando for preciso desviar. Essa medida é necessária porque com o carro dentro da água, os freios ficam molhados e perdem bastante a aderência, tornando a resposta da freada mais lenta.

Jamais acesse áreas alagadas com o nível de água maior do que o centro das suas rodas

Não é seguro tentar enfrentar o alagamento se o nível da água estiver acima do centro da roda do seu carro. Analise a área, se o nível da enchente não ultrapassar o meio da roda, vá em frente, caso contrário, não insista. Mantenha a calma, estacione o carro e aguarde o nível da água baixar. Se você seguir e entrar em uma área alagada com a água acima do meio da roda do carro, pode entrar água no seu motor e fundi-lo. Portanto, o mais prudente é observar os demais motoristas e, só seguir adiante ao certificar-se de que os veículos com o perfil do seu estão passando pelo local.

Não passe em alta velocidade

Com receio de ficarem presos no alagamento muitos motoristas aceleram ao entrar nestas áreas. Escolha errada! Nesta situação a água poderá atingir diretamente o motor do seu carro. Pare o veículo, engate a primeira marcha e prossiga devagar, mantendo a marcha e uma aceleração constante, até conseguir passar pela área alagada. Assim, o carro promoverá uma onda a sua frente, fazendo com que a área de contato com a água entre a região onde está o motor seja menor. Seguindo esta dica você terá mais controle do veículo.

Não freie o carro após sair da área alagada

Depois de passar por uma área alagada é preciso frear com cuidado e bem lentamente. Nesta situação os freios ficam muito molhados e perdem a aderência necessária para parar o veículo com eficiência. Se você frear levemente, consegue tirar um pouco dessa umidade e evita problemas, caso precise frear mais à frente. Vale ainda lembrar que se você estiver enfrentando chuvas e alagamentos frequentes é indicado levar o carro para uma revisão. A umidade pode afetar os freios e outras diversas áreas do veículo, interferindo na segurança dos seus deslocamentos.

Nada de deixar o carro morrer

Deixar o carro morrer nestas situações pode danificar de vez o motor, causando calço hidráulico (situação em que entra líquido na câmara de combustão, quebrando componentes internos do carro) e te deixando com uma dor de cabeça, além de um grande prejuízo. Porém, se não deu para evitar, a dica é não tentar ligar novamente o motor molhado. Isso apenas fará com que os estragos sejam bem maiores. O mais recomendado é que você mantenha seu veículo desligado, garanta a sua segurança primeiro e, depois, leve o carro até uma oficina para verificar os danos.

Para sentir-se mais seguro em enchentes e alagamentos é sempre preciso contar com um bom seguro auto. Este serviço protege seu carro nestas situações, mas, também em roubos, furtos e outros sinistros. Além disso, se colocarmos na balança, vale mais a pena pagar uma franquia do que arcar sozinho com reparos em seu veículo, após enfrentarem enchentes. Ainda está em dúvida? Entre em contato com a Ricknew e conheça os seguros auto da empresa.