5 tendências automotivas para você ficar de olho

5 tendências automotivas para você ficar de olho

Ei, você! Sabe quais são as tendências automotivas dos últimos anos? Está por dentro de tudo o que está rolando neste setor? Para te deixar ainda mais conectado compartilhamos abaixo 5 tendências automotivas para os próximos anos. Continue a leitura, tem muita novidade na área e muito assunto para compartilhar nas conversas com os amigos.

 

1- Veículos mais inteligentes

 

Quem aí não ouviu recentemente alguns conceitos como painéis interativos, carros autônomos, automóveis com conectividade? Consequências de um maior investimento do setor automotivo em tecnologia. As empresas estão repensando os projetos dos veículos, como os produzem, buscando formas de desenvolver modelos mais inovadores. Agora, engana-se quem pensa que estas mudanças são assuntos futuros. Algumas delas, inclusive, já ganharam as ruas. E a tendência é apostar, cada vez mais, na tecnologia para que os automóveis se tornem máquinas mais inteligentes.

 

2 – Carros Elétricos

 

Um carro ligado na tomada? Quem um dia poderia imaginar que algo assim se tornaria realidade? Sim, como conversamos acima, a tecnologia apresenta novos cenários para o setor automotivo e, os carros elétricos são um exemplo. Em países como o Japão e a China, os veículos elétricos já são utilizados. Aqui no Brasil estes veículos começam, timidamente, a ganhar as ruas. O BMW i3 foi o primeiro carro elétrico vendido no Brasil. Hoje, temos modelos como o Renault Zoe e o Nissan Leaf. Poucos sabem, mas o governo federal criou um programa denominado Rota 2030. Trata-se de uma estratégia para desenvolver, de forma sustentável e econômica, o setor automotivo do país. Um dos pontos interessantes é que parte desta estratégia está direcionada a diminuição de impostos para a compra de veículos elétricos e híbridos. Incentivando essa mudança, até mesmo, de comportamento do consumidor.

 

3 – Compartilhamento de carros

 

Com todos os danos causados ao meio ambiente e, as graves consequências, a sociedade está repensando certos comportamentos. Buscando por um consumo mais consciente, por uma relação mais harmônica com a natureza. Uma das mudanças já observadas é o compartilhamento de carros, seja por meio da “carona amiga” ou apostando em aplicativos que estimulam essa prática. Carros compartilhados significam menos veículos nas vias, menos trânsito e menos poluição. Diversos aplicativos de transporte como o 99, o Uber, já disponibilizam a opção de corridas compartilhadas. A sociedade e o meio ambiente agradecem.

 

4 – Automóveis mais leves e seguros

 

Outra forte tendência do mercado automobilístico é investir em estudos, pesquisas para a produção de veículos mais leves e, que garantam ainda mais segurança aos passageiros. Para muitos esses dois pontos podem soar opostos: veículos mais leves X garantir mais segurança, mas este pensamento é equivocado. Carros mais leves podem sim ser mais resistentes e mais seguros. Como prova disso temos novos materiais como a fibra de carbono sendo estudados pela indústria. A fibra de carbono pesa menos que alguns materiais já tradicionalmente utilizados na fabricação dos veículos e, têm se mostrado extremamente resistente. Além disso, diminui o impacto gerado em caso de um acidente. Assim como a fibra de carbono outros materiais estão em análise e estudos para a aplicação nos veículos. Um sinal que diversas novidades podem surgir nos próximos anos.

 

5 – Personalização: mais uma das tendências automotivas

 

Se você gosta de customização já passou pela sua cabeça deixar seu carro do jeitinho que você gostaria. Trocar a cor, o tecido dos bancos, alguns acabamentos, quem sabe? Agora imagine uma pintura que muda de acordo com a temperatura da água? Pensando mais além, carros que se moldam às necessidades de quem usa, podendo, até mesmo, diminuir de tamanho? Não, isso não é conversa. A personalização é uma forte tendência no setor automotivo. As empresas já investem em pesquisas e projetos com o objetivo de entregar aos consumidores diversas possibilidades nesta área. A Kia, uma das grandes do setor, investiu no sistema R.E.A.D, que ficará no painel do carro, junto com sua tela interativa. Este sistema foi projetado para ler as suas emoções e personalizar o ambiente. Se identificar que o motorista está mais nervoso, a iluminação, som e temperatura serão regulados para deixá-lo mais tranquilo. Pode parecer loucura, mas sistemas assim podem se tornar realidade em nossa rotina.

 

Estas são apenas algumas das tendências automotivas que estão movimentando o setor. Porém, sabemos que antes de falar sobre todas estas novidades é preciso pensar na segurança, tanto na sua quanto na do seu carro. Assim, que tal conhecer um seguro auto e garantir mais tranquilidade para você e toda a família? Entre em contato com um dos consultores da RickNew e confira todas as coberturas e assistências disponíveis. A empresa possui opções personalizáveis que atendem todas as suas necessidades e cabem no seu bolso. Quer entender um pouco mais sobre classe de bônus de seguro auto, leia este artigo também.