5 dicas para deixar a saúde do seu pet em dia

5 dicas para deixar a saúde do seu pet em dia

Se você é do time dos amantes dos animais sabe que não existe nada melhor do que contar com a companhia deles. Afinal, quem não gosta de ser recebido em casa com um carinho, aquele rabinho abanando e, muitos miados ou latidos de felicidade? Todo pet gosta de retribuir esse amor e carinho que recebe. Porém, para que momentos assim se repitam é importante ficar de olho na saúde do seu amigo de quatro patas. Para te dar aquela forcinha, compartilhamos neste post 5 dicas para deixar a saúde do seu pet em dia. Confira!

Cuide da higiene 

Os cuidados com a higiene dos animais são extremamente importantes. Além de evitarem doenças, garantem o bem-estar do bichinho. Tais cuidados podem variar dependendo de diversos fatores como a raça, o tipo do pêlo e o estado de saúde geral do animal. Normalmente é indicado que se dê banho uma vez por semana em cães e, em gatos, um banho uma vez por mês. Antes do banho, é necessário se atentar aos produtos que serão utilizados. Nada de usar o seu shampoo ou o sabonete da sua mãe no pet, hein! Os produtos devem ser destinados à animais e recomendados pelo veterinário. Vale ainda prepara todo o ambiente e deixar estes produtos já à mão, facilitando todo o processo do banho. Uma boa dica é sempre utilizar água morna ou em temperatura ambiente. Assim como nós, os pets não gostam de água gelada. Tenha um cuidado especial com os ouvidos e os olhos do animal, partes muito sensíveis. Ao final, não deixe de secar bem o pêlo do bichinho.

Escolha bem a ração 

Os pets também estão sujeitos a problemas digestivos como gastrite e refluxo. Assim, vale ficar atento ao modo como o animal se alimenta e claro, à qualidade da ração que você oferta a ele. Afinal, comprar a ração mais barata pode sair caro para o pet e, para você. Tente buscar por opções mais nutritivas, com vitaminas e recomendadas pelo veterinário. Na hora de alimentar o seu pet avalie também o modo como ele se comporta. Animais que comem muito rápido podem engasgar ou vomitar, uma das soluções para eles são os comedouros lentos. Peças que possuem compartimentos e foram pensadas para diminuir a ansiedade do animal ao se alimentar. Outra dica para quem não encontrar estes comedouros é dividir a refeição em porções menores, oferecendo a ração ao longo do dia. Isso evita que o animal se sinta faminto por ter se alimentado somente uma vez.

Dê água para que ele possa se hidratar 

Cães possuem comportamentos distintos, algumas raças são mais agitadas que outras, mas, um detalhe é fundamental para todas, a hidratação. A água é importante para manter todas as funções do organismo do pet e garantir a sua saúde. Portanto, se você vai dar um passeio

com o seu cão, leve água! Se brincou com ele em casa, mantenha sempre o potinho cheio, principalmente nos dias mais quentes! É interessante ainda deixar mais de um bebedouro pela residência. Lembre-se de manter o recipiente bem higienizado, a água sempre fresca e limpa, pois além de ser mais saudável para o pet, muitos deles deixam de se hidratar quando percebem que a água não foi trocada.

Se atente à saúde bucal 

Muitos donos de cães e gatos não se preocupam com a saúde bucal destes bichinhos. Falha grave! O acúmulo de tártaro e até mesmo a presença de cáries no pet podem ser a porta de entrada para o desenvolvimento de outras doenças. Os animais, assim como nós, também precisam de cuidados odontológicos. É muito importante levá-los ao veterinário para prevenir problemas como gengivite e até a perda dos dentes. Por isso, fique atento à saúde da boca do seu pet! Observe sempre a coloração das gengivas, ela deve ser rosada, faça a escovação com regularidade e, inclua mordedores que auxiliem na saúde bucal.

Invista em um plano de saúde 

Sim, se você ainda não sabe existem planos de saúde para pets! No geral, este serviço funciona como o seu plano de saúde. Ao contratá-lo, você contará com uma ampla rede credenciada, pois sabemos que nem sempre é fácil encontrar atendimento veterinário, principalmente se o caso for de urgência. Com um bom seguro pet, seu animal terá acesso à clínicas e hospitais veterinários 24h, a cobertura de exames e cirurgias, ao atendimento veterinário na residência, entre inúmeras assistências. As seguradoras oferecem hoje opções que atendem às necessidades e orçamentos distintos. Ao contratar um plano de saúde para o seu pet você proporcionará mais saúde e um cuidado especial para o seu animal.

Gostou das dicas? Ficou interessado em saber mais sobre o plano de saúde para o seu pet? Entre em contato com um dos consultores da RickNew. Nossos planos oferecem diversos benefícios para quem tem aquela família de quatro patas dando vida a casa!

Tags: