Você sabe como funciona a classe de bônus do seguro auto?

Você sabe como funciona a classe de bônus do seguro auto

Você sabe como funciona a classe de bônus do seguro auto?

Quem é que não gosta de receber um desconto quando adquire um produto ou serviço, não é verdade? Muitos fatores são considerados para se determinar o valor do seguro auto, porém, você sabia que ser um condutor cauteloso e não passar por nenhum sinistro pode te ajudar a ter um desconto nesse valor? Se você tem seguro ativo há mais de um ano já deve ter ouvido falar na chamada classe de bônus do seguro. Hoje, vamos te explicar como ela funciona e por quê pode representar desconto no seu seguro auto. Continue a leitura!

Classe de bônus do seguro, mas o que é isso?

O bônus do seguro é uma premiação oferecida pelas seguradoras de veículos aos motoristas segurados que não tiveram nenhum sinistro, como um roubo ou uma batida, por exemplo, durante um determinado período de tempo. Esse período representa, geralmente, um ano. Assim, a seguradora oferece um desconto como benefício para quem não acionou alguma das coberturas, enquanto o seguro estiver ativo. Tal desconto segue uma classe – a classe de bônus – que varia em uma escala de 0 a 10, sendo que cada número corresponde à porcentagem de desconto que você terá em seu seguro auto. Quanto mais tempo você ficar sem acionar o seguro, maior será esse desconto. Ressaltamos que o desconto da classe de bônus fica associado apenas ao segurado, não ao carro, seguradora ou corretora. Ou seja, mesmo se você trocar de modelo de carro, por exemplo, poderá manter seu desconto na hora de fazer a renovação do seguro – desde que o seguro continue no seu nome.

Como posso descobrir a minha?

 Ao contratar um seguro auto, pela primeira vez, o seu bônus é qualificado como Classe 0 (zero), já que você ainda não possui nenhum histórico junto às seguradoras. Após o final desse ano, se você não tiver registrado nenhum sinistro, ao renovar a sua apólice você será classificado como Classe 1 e, assim, sucessivamente. Para descobrir qual é a sua classe de bônus basta procurar o número CI no contrato do seu seguro atual. Porém, se você não encontrar o seu número CI, poderá entrar em contato com o seu corretor ou seguradora.

Posso perder uma classe?

Importante! Caso aconteça um sinistro e for necessário acionar uma cobertura, dentro do prazo de um ano, você perderá um ponto da classe de bônus. Você não aumenta a sua classe de bônus se tentar cancelar seu seguro e transferir para outra seguradora antes de completar o prazo do contrato, geralmente de um ano. Para você conseguir mais pontos também é necessário realizar a renovação do seguro dentro do prazo, não se esqueça!

Agora que você compreendeu o que é e como funciona a classe de bônus do seguro auto, que tal conhecer as opções de seguros da RickNew? Com a sua classe de bônus poderá realizar uma cotação e conferir os valores que a equipe da empresa pode ofertar a você. Não perca tempo!