Você sabe a diferença entre consórcio, financiamento e assinatura?

Você sabe a diferença entre consórcio, financiamento e assinatura?

Com o avanço da tecnologia e o mercado de automóveis cheio de opções, o motorista que vai adquirir seu veículo precisa se informar bem. Na hora de investir em um automóvel, é essencial ter cautela e fazer a escolha considerando todas as opções. Para adquirir seu carro, é possível participar de um consórcio, contratar um financiamento e até realizar uma assinatura.

Todas as opções têm vantagens e desvantagens. O principal é avaliar o perfil do motorista, as demandas do carro e a possibilidade financeira do consumidor. Afinal, comprometer o orçamento nunca é uma boa ideia.

O processo deve começar pela pesquisa – e, nesse caso, pesquisar todos os aspectos da compra. Por exemplo: qual será a principal função do veículo? Ele será usado para trabalho? Quantas pessoas vão dirigi-lo? Um carro para a família tem demandas diferentes de um carro individual. Um carro para viagens longas precisa de espaço, já um carro urbano menor facilita o deslocamento.

O preço também deve ser levado em conta: veículos mais modernos costumam ser mais caros, mas veículos antigos geram despesas de manutenção. O seguro auto, peça chave para qualquer motorista, deve ser avaliado em todas as opções.

Além disso, cada automóvel tem suas vantagens e desvantagens. As novas tecnologias da indústria automotiva facilitam o dia a dia, mas podem custar caro. Por isso, antes de optar por adicionais, tenha certeza de que você pretende utilizá-los.

Depois de escolher o modelo, é hora de questionar suas opções de compra. Existem três formas diferentes de adquirir seu veículo: o consórcio, o financiamento e a assinatura. Neste artigo, vamos explorar cada uma delas:

Consórcio

O consórcio é um método muito utilizado na compra de bens de alto valor, como veículos e imóveis. Nessa modalidade, o consumidor compra a participação em um tipo de “poupança coletiva”. Pagando todos os meses, ao final do prazo acordado, todos os cotistas recebem uma carta de crédito para comprar o veículo.

Entre as vantagens desse método estão a organização do orçamento, a previsibilidade das parcelas e o fato de você pagar antes de ter o bem. Ou seja, contratando um consórcio de acordo com seu planejamento de finanças pessoais, ao final dele você terá seu carro e não terá dívidas.

Já a desvantagem é que exige um planejamento bem anterior. Se você precisa trocar de veículo em um prazo menor, não é uma opção tão boa.

 

Financiamento

Para comprar um carro, você também pode contratar um financiamento através de uma instituição financeira. Aqui, o pagamento é feito depois da aquisição, em parcelas reajustadas de acordo com a taxa de juros + taxas da empresa.

Por isso, existe menos previsibilidade dos pagamentos. Por outro lado, essa modalidade permite que a compra seja feita com mais velocidade.

 

Assinatura

A assinatura de veículos é uma evolução do aluguel de carros. Enquanto no aluguel o cliente faz uso por um tempo curto, na assinatura ele tem acesso ao veículo por meio de um custo mensal. Geralmente os contratos são de 12, 18 ou 24 meses.

Entre as vantagens da modalidade estão a falta de preocupação com gastos de manutenção e impostos (a empresa fica responsável por administrar essa parte) e o fato de que os veículos são 0km.

Porém, vale lembrar que aqui o consumidor não é o dono do automóvel. Ele apenas o utiliza durante a vigência do contrato. Dependendo da quantidade de kms rodados, é cobrada uma taxa extra. Para quem percorre distâncias longas durante o mês, não é tão vantajoso.

 

Prós e contras

A decisão de qual veículo adquirir e como exige muita pesquisa. Todas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e é preciso ficar de olho em boas oportunidades.

Também é preciso lembrar que o planejamento financeiro deve ser redobrado. Quando o cliente quer adquirir um bem de alto valor, ele deve analisar com cuidado suas despesas e o que pode ser repensado e priorizado.

Manter o orçamento, não importa qual modalidade seja escolhida, é essencial. Assim, a compra do veículo tem um saldo positivo e não causa dores de cabeça.

 

E depois de comprar seu automóvel, lembre-se de procurar um seguro auto adequado para proteger você. Para saber mais, converse com nossos especialistas.