Você já ouviu falar da vistoria digital para carros?

vistoria digital, seguro auto

Você já ouviu falar da vistoria digital para carros?

Para o motorista que trocou de carro ou comprou um carro novo, o seguro auto é uma parte fundamental do processo. Durante o processo da contratação, há a vistoria, fase em que a seguradora busca todas as informações possíveis sobre o veículo. É a vistoria que determina o custo e o seguro e condições específicas da apólice.

Com as restrições sanitárias impostas pela pandemia se tornou cada vez mais importante evitar os deslocamentos e interações desnecessárias. Por isso, muitas seguradoras começaram a oferecer a vistoria digital dos veículos.  O processo 100% online é vantajoso para a saúde e o tempo dos clientes.

Como é feita a vistoria digital veicular?

Anteriormente essa vistoria era feita somente em postos presenciais. São locais em que o motorista levava o veículo para ser avaliado por funcionários da empresa. Ou então a empresa enviava funcionários até a residência do potencial cliente.

Com as novas funcionalidades digitais das grandes operadoras de seguro do Brasil, não existe mais essa necessidade.

No caso do seguro auto, a vistoria digital é feita por meio de um link que é enviado ao segurado por SMS, WhatsApp ou e-mail. A empresa envia um formulário que deve ser preenchido com todas as informações possíveis sobre o veículo e há espaço para fotos e vídeos.

É importante que o cliente tenha todo o cuidado na hora de registrar as imagens. Se elas não tiverem a clareza necessária, não serão passíveis de serem utilizadas como documentação oficial do seguro. Então, é importante ter cuidado com a iluminação, o foco e mostrar cada detalhe pedido pela seguradora.

Quando o cliente termina de preencher as informações requisitadas ele envia a autovistoria digital para a seguradora, que vai preparar uma apólice de acordo com o que o cliente busca e as condições de seu veículo

O que é analisado na vistoria veicular?

Para a contratação ou transferência do seguro auto, as empresas analisam detalhes sobre o carro. A inspeção envolve a parte mecânica e elétrica do carro, como carroceria, vidros, faróis, pequenas peças, motor, etc. Existem alguns fatores que devem ser levados em conta durante esse processo.

Modelo do veículo

A seguradora vai exigir, durante a vistoria digital, imagem do chassi. Essa parte indica o modelo verdadeiro do carro e deve ser levada em conta porque há carros que exigem apólices específicas, por apresentarem maior risco.

Avarias

Aqui, o que a vistoria digital precisa mostrar é a existência ou ausência de defeitos ou desgaste no carro. Arranhões, estragos no estofado, danos à lataria e para-choque, etc.

Documentação

A seguradora também deve exigir, durante a vistoria prévia, documentos do veículo e do condutor. Isso mostra  histórico do carro, confirma a posse e ainda permite que condutores de baixo risco (sem registro de infrações), recebam condições especiais para seguro auto.

Por que investir no seguro auto?

O seguro auto é muito importante para todos os portadores de veículos. Ele não protege somente contra acidentes e danos físicos ao veículo, mas também auxilia o condutor em situações emergenciais.

Em casos como o carro ter que ser guinchado ou até mesmo assistência mecânica 24hrs, o seguro auto é uma enorme vantagem para o motorista.

Além disso, em caso de acidentes, por exemplo, é importante lembrar que os seguros contam com condições especiais. O seguro DPVAT, obrigatório a todos os condutores, funciona para cobrir danos às vítimas. Mas em caso de danos materiais, é o seguro auto particular que pode ajudar.

Também é importante considerar casos de furto e roubo. Infelizmente os veículos são alvos de crimes, então é importante protegê-los. Um bom seguro auto não só aumenta as chances de encontrar seu carro, como também o torna menos vulnerável.

Pensando em contratar um seguro para seu carro? Fale com nossos especialistas!