Veículo furtado: 6 dicas para evitar que aconteça com você

Conheça 6 estratégias para evitar ter seu carro furtado

Veículo furtado: 6 dicas para evitar que aconteça com você

Ao investir em um novo carro, o motorista não quer correr riscos. Uma das preocupações recorrentes é ter o veículo furtado. Entre 2015 e 2019, por exemplo, foram registradas 1.139.961 ocorrências no país, de acordo com o Sinesp

Esse problema atinge todos os tipos de motoristas e carros, mas há medidas que você pode tomar para evitar a dor de cabeça e o desgaste de um furto. Veja como agir em cada situação:

1. Observe a área

Está saindo ou chegando em casa? Preste atenção redobrada ao entorno. Pessoas mal intencionadas podem utilizar esse momento para descobrir onde seu carro fica parado e que horário você sai.

Dessa forma, elas conseguem detectar padrões e escolher um momento de furto em que você não esteja atento. Além disso, aumenta o risco de tentativa de roubo, com ameaça de violência contra o motorista.

2. Tenha cuidado onde estaciona

A mesma medida deve ser levada em conta na hora de escolher onde estacionar. Opte por estacionamentos seguros, em que você possa levar a chave. No caso de parar na rua, principalmente à noite, pare próximo de lugares movimentados e bem iluminados.

Assim, com mais chances do crime ser visto à distância, seu carro não será tão visado por potenciais ladrões. 

Evite dizer para terceiros quanto tempo vai demorar. Uma tática de ladrões é buscar carros que ficam parados por mais tempo, então, se é possível que você volte logo, seu carro será menos alvo.

3. Cuide de suas chaves

Mantenha suas chaves em fácil acesso, mas evite manuseá-las em lugares cheios. Se elas ficam visíveis, um criminoso pode furtá-las e ter acesso ao veículo. Cheque sempre se elas estão com você e evite deixá-las com manobristas e porteiros, se possível.

4. Não deixe objetos à vista

Uma das razões pelas quais veículos são furtados é o conteúdo. Objetos de valor no banco ou aparelhos como rádio e gps são alvos claros. Outros itens como mochilas também podem dar pistas do que pode haver dentro do carro. 

Se uma pessoa mal intencionada julgar que seus itens e seu carro possuem alto valor, eles vão ser visados para potenciais crimes quando você estiver longe. Também ocorre com compras de supermercado: se você precisa estacionar em algum lugar, coloque as sacolas no porta-malas, isso evita que seu carro chame a atenção.

5. Invista em dispositivos de segurança

Um dos fatores que desencoraja furtos é ter equipamentos de segurança. Ainda que muitos deles sejam bem discretos, é interessante ter itens como rastreadores, alarmes e recursos com trava de volante à vista.

Se o veículo parece exigir muito trabalho para furtar e pode ser reencontrado por uma empresa de rastreio, ele não tem tantas chances de ser alvo, já que potencializa a oportunidade do ladrão ser encontrado.

6. Cuidado com cenas falsas

Já ouviu falar em batidas e acidentes falsos como golpe? É comum que ladrões provoquem pequenos acidentes que façam o motorista parar. Nesse momento, com a falta de atenção, o veículo é furtado.

Outra situação é a do falso mecânico: essa modalidade de golpe consiste em uma pessoa mal intencionada abordar você dizendo que seu carro está com problemas e oferecendo ajuda. Quando o motorista estaciona e deixa o carro vulnerável, ele pode ser furtado. 

Veícuo furtado: dica extra, mantenha o seguro em dia

Infelizmente, alguns riscos são inevitáveis. É por isso que investir em um seguro auto significa tranquilidade para os motoristas. Se sua apólice cobre danos financeiros e a dor de cabeça de sofrer um furto, o problema é minimizado.

Além de receber um valor em dinheiro, existem seguradoras que auxiliam o segurado com serviços como transporte alternativo e rastreamento de veículos, se necessário. 

Para saber mais sobre qual seguro é o ideal para você, entre em contato com nossos consultores!