Seguros de Responsabilidade Civil para médicos e advogados: saiba quais são as melhores opções

Seguros de Responsabilidade Civil para médicos e advogados: saiba quais são as melhores opções

Você conhece o seguro de responsabilidade civil? Essa modalidade está relacionada a incidentes em que o segurado cause danos físicos, morais, materiais e/ou financeiros a terceiros sem intenções negativas.

Pode ser contratado tanto de forma avulsa quanto como cobertura extra de outros seguros, como seguro auto e seguro residencial. Por exemplo, se você estiver realizando uma atividade em sua casa e prejudicar a casa do vizinho por acidente, como quebrar janelas ou muros: o seguro residencial com cobertura para responsabilidade civil vai ressarcir as despesas.

Se você ferir alguém com seu carro, o seguro auto cobrirá danos ao veículo, mas é preciso do seguro de responsabilidade civil para ressarcir a vítima sem causar ônus ao segurado.

Também é relevante em contextos comerciais: se um cliente se fere dentro de um estabelecimento por culpa da infraestrutura, é preciso ressarci-lo e arcar com as despesas médicas.

Os profissionais autônomos também devem ter essa preocupação em mente. É o caso, por exemplo, de médicos e advogados: como são profissões que trazem grande impacto na vida das pessoas, um erro pode trazer danos maiores, mesmo que seja um acidente.

Por isso, esses profissionais devem estar atentos e ter sempre um seguro de responsabilidade civil adequado à sua atuação.

O que deve constar na apólice?

Para profissionais, sejam eles de qualquer área, o seguro de responsabilidade civil deve ser voltado para a atuação em sua prática. Ou seja, além de cobrir danos acidentais a terceiros, deve levar em conta quais os riscos de seu trabalho.

No caso de médicos, por exemplo, infelizmente é possível que, durante seu trabalho, causem danos aos pacientes. Mesmo que sejam situações imprevistas, esse risco pode fazer com que o paciente não possa trabalhar, gerando um processo civil contra o profissional de saúde para arcar com as despesas.

Para amparar o segurado, a apólice ideal conta com ressarcimento em casos judiciais, o que permite que a pessoa que sofreu o dano receba a indenização sem problemas e na rapidez necessária. Sendo assim, é uma ferramenta muito prática para o setor de saúde.

No meio jurídico, situações de negligência ou imprudência profissional, ainda que não intencionais, causam ônus às vítimas. Por isso, o profissional atuante na área deve ter como aliado o seguro de responsabilidade civil.

Negligência, imperícia ou imprudência

Se o segurado cometer um erro, o seguro levará em conta o prejuízo moral, financeiro ou material para ressarcir as despesas da vítima. Vale lembrar que isso ocorre apenas quando o erro é resultado de um incidente, não de más práticas profissionais.

Danos morais

Se um advogado comete erros e causa problemas para a reputação de um terceiro em processos judiciais, é provável que a vítima inicie um processo de danos morais. Como isso gera altos custos para a área do Direito, é importante constar na apólice.

Honorários e custos de defesa

Outro ponto importante é que ele pode também arcar com os custos de defesa do segurado, trazendo um pouco de tranquilidade para momentos de tensão pessoal e profissional.

Além disso, os custos de defesa incluem parar de trabalhar, dedicar tempo a processos e taxas administrativas de instituições financeiras. Sendo assim, é importante que estes fatores constem na apólice.

Ato doloso de funcionários

O trabalho em equipe traz enormes vantagens para a atuação profissional, mas ao contratar pessoas para seu consultório ou sua prática jurídica, é preciso levar em conta que essas pessoas estão sob sua responsabilidade civil.

Isto é, caso cometam erros que tragam prejuízos a terceiros, sua empresa poderá ser responsabilizada e ter que arcar com os custos de indenização. Por isso, caso você tenha uma equipe, garanta que o seguro de responsabilidade civil contenha essa cláusula.

Prejuízos financeiros

Muitas vezes, a vítima do erro sofre prejuízos materiais. Seja por ter que parar de trabalhar ou até mesmo por despesas médicas e jurídicas inesperadas, é um enorme transtorno que gera desentendimentos e processos civis.

Para evitar que isso ocorra, o seguro conta com prêmios de indenização, emitidos para terceiros, caso o segurado cometa erros com esse tipo de consequência.

Os custos de um seguro de responsabilidade civil

Para contratar um seguro dessa modalidade, é preciso levar em conta alguns fatores. Tempo de experiência na área, histórico de processos passados, risco da profissão, tempo de vigência do contrato, coberturas adicionais contratadas (como extravio de documentos ou proteção contra crimes digitais), valor do sinistro, entre outros.

 

Quer saber mais sobre como a responsabilidade civil afeta sua vida profissional e como protegê-la? Entre em contato com os especialistas da Ricknew!