Seguro saúde: 5 passos para contratar sem erros

Seguro saúde: 5 passos para contratar sem erros

Seguro saúde: 5 passos para contratar sem erros

Em tempos de pandemia, todos buscam por formas de resguardar a saúde da família. Nesse processo, contar com um serviço que garanta o acesso a um atendimento médico de forma mais ágil e segura é fundamental. Por isso, hoje vamos conversar um pouco sobre o seguro saúde. Continue a leitura e confira cinco passos para contratar esse serviço sem erros.

1° Entenda o que é o seguro saúde

Assim como ainda existem dúvidas sobre a diferenciação de seguro auto e a proteção veicular, muitos acreditam que seguro saúde e plano de saúde representam o mesmo serviço. Porém, estão enganados. O plano de saúde é ofertado por uma empresa privada que predispõe de uma rede de atendimentos formado por médicos, laboratórios, hospitais e outras modalidades de assistência médica. Cada empresa tem a sua própria rede e o acesso a ela depende do tipo de plano contratado pelo cliente. O tipo de abrangência de acesso e os valores dos serviços também dependem do plano escolhido. O seguro saúde se assemelha ao plano de saúde pois, também trata-se de um serviço que oferta o acesso a uma grande rede credenciada de médicos e hospitais. Porém, ele possui algumas vantagens em relação ao plano de saúde como a possibilidade do reembolso e a cobertura nacional.

2° Avalie a relação custo X benefício

Antes de contratar um seguro saúde é muito importante comparar o custo do serviço com os benefícios propostos. Como já falamos, garantir saúde suplementar para você e toda a família é prioridade, principalmente no momento em que vivemos, mas contratar um plano de saúde para várias pessoas, pode sair caro. Assim, optar por um seguro saúde pode ser a alternativa para aliviar o seu bolso e garantir que você pague efetivamente pelos serviços que mais utiliza.

3° Certifique-se que terá maior liberdade de escolha para os atendimentos médicos

Em toda a família contamos com os chamados “médicos de confiança”, aqueles especialistas que nos acompanham a muito tempo. Quando você contrata um plano de saúde, pode acontecer de não conseguir mais se consultar com esses determinados médicos. Para seguir com o acompanhamento terá então que pagar consultas particulares. A vantagem de contratar um seguro saúde, nesse caso, é que você poderá procurar pelos profissionais que supram as suas necessidades. Inclusive, seguir se consultando com seus médicos de confiança. Isso porque mesmo vinculado a uma rede de médicos credenciados, para agilizar o atendimento do paciente, o seguro saúde possibilita a escolha de médicos fora dessa rede. O que garante maior liberdade para o cliente. No processo de contratação do seguro saúde, certifique-se sobre a garantia dessa possibilidade de escolha.

4° Garanta que contará com a cobertura do seguro em outros estados

Ao contrário de alguns planos de saúde onde a cobertura é regional, os seguros saúde garantem a você uma cobertura de serviços nacional. Ou seja, ao mudar de cidade ou de estado, você não precisará passar pela burocracia de contratar um novo seguro. Se você é um profissional que viaja muito a trabalho, residindo por determinados períodos em estados diferentes, por exemplo, essa é uma grande vantagem. Dessa forma, antes de contratar o seguro saúde, vale reforçar com a seguradora a necessidade da cobertura nacional e, compreender como será possível solicitar o atendimento médico, fora do seu estado de origem.

5° Compreenda o funcionamento do reembolso das despesas médicas

Ao contratar um seguro saúde é preciso compreender o funcionamento de uma das principais vantagens deste serviço: o reembolso das despesas médicas. Após a solicitação e realização do atendimento médico, caberá ao seguro saúde lhe reembolsar pelas despesas de consultas, cirurgias, exames, tratamentos, internações, entre outros. O reembolso garantido pelo seguro saúde poderá ser integral ou parcial. Vale ressaltar que o valor é estipulado no contrato e é calculado de acordo com o Índice de Valoração do Ressarcimento (IVR). Porém, existe um tempo limite para o reembolso ser solicitado. Essa informação deve estar disponível no contrato de adesão do seguro.

Agora que você sabe o que deverá considerar para contratar um seguro chegou a hora de usufruir desse serviço. Entre em contato com a RickNew e confira as opções de seguro saúde ofertadas pela empresa. Garanta mais saúde e tranquilidade para você e toda a sua família.