Seguro para eventos: para que serve e como acionar?

Seguro para eventos: você sabe para que serve e como acionar?

Seguro para eventos: para que serve e como acionar?

O verão já bate à porta e com ele os grandes eventos. Festivais de música, ensaios de carnaval, shows para todos os gostos musicais, enfim, a estação do ano mais animada é garantia de diversão para todos os públicos. Quem participa destes eventos não imagina, mas, organizar e fazer estas festas acontecerem é um trabalho árduo. Além de pensar em toda a infraestrutura, na contratação dos artistas, na venda de ingressos, a produção deve pensar na segurança da equipe, dos participantes e dos equipamentos. Para isso, a melhor saída é contratar um seguro para eventos. Gabriela Matos Pereira, gerente comercial da corretora RickNew nos explica melhor o que é o seguro para eventos, para que serve e como acionar. Confira!

Seguro para eventos? O que é isso?

De acordo com a gerente comercial, o seguro para eventos é uma proteção para grandes e pequenas comemorações, desde eventos corporativos, casamentos a grandes celebrações. O serviço tem como objetivo preservar tanto a organização quanto toda a equipe que faz a festa acontecer, os equipamentos e os participantes. “Com o seguro para eventos ou responsabilidade civil, como chamamos, organizadores de qualquer tipo de celebração contam com mais tranquilidade para promover toda a festa. Além disso, garantem mais segurança aos participantes”, declara.

Quais os tipos de cobertura?

O seguro inclui coberturas básicas de responsabilidade civil do organizador do evento, mas existem diversas coberturas complementares que podem ser contratadas, de acordo com o seu tipo de evento e suas necessidades. Confira abaixo alguns exemplos de coberturas:

  • Responsabilidade civil do organizador
  • Danos materiais
  • Acidentes pessoais
  • Instalação, montagem e desmontagem
  • Responsabilidade civil no fornecimento de bebidas e de comestíveis
  • Responsabilidade civil de danos morais
  • Responsabilidade civil de guarda de veículos de terceiros
  • Responsabilidade civil para pessoas designadas
  • Acidentes pessoais
  • Responsabilidade civil fogos de artifício
  • Responsabilidade civil para prédios e construções de terceiros
  • Não comparecimento do artista ou da pessoa designada
  • Equipamentos eletroeletrônicos musicais e cinematográficos
  • Equipamentos em exposição
  • Subtração de valores em bilheteria

Como contratar o seguro para evento?

A contratação do seguro para eventos é bem simples. Porém, antes de fechar o contrato é recomendado que a empresa ou organização responsável procure a ajuda de um especialista ou uma seguradora. Assim, poderá esclarecer todos os pontos de dúvidas, compreender as coberturas e assistências oferecidas e realizar cotações. Com a seguradora escolhida é preciso apresentar a documentação necessária e todo o projeto do evento. É realizada uma avaliação e um levantamento dos possíveis riscos. Todas estas informações são apresentadas à organização do evento. A produção segue seu cronograma.

Já com a estrutura montada, os organizadores devem se preparar para uma inspeção de risco do espaço. Na vistoria, a seguradora avalia todos os equipamentos e infraestrutura do ambiente. Essa inspeção acontece, normalmente em grandes eventos, com grande público estimado. O próximo passo é a emissão de uma apólice pela seguradora, assim começa a vigência do seguro. A partir de então, o evento fica protegido, inclusive durante a manutenção da sua estrutura.

Como acionar o seguro para eventos?

Um dos principais pontos de dúvidas é o momento do acionamento da seguradora diante de um imprevisto no evento. Será que o seguro cobre? Qual documentação é necessária para solicitar essa cobertura? Quem devo acionar? Gabriela Matos esclarece. “Após a ocorrência de um sinistro, o primeiro passo do segurado é entrar em contato com a seguradora e informá-la sobre o fato. É importante reportar as condições da ocorrência, quais foram os prejuízos, mencionar a data, hora e se existem testemunhas do fato. O segurado deve compartilhar todas as informações com a seguradora, assim será possível avaliar a situação e definir os próximos passos como a realização de uma vistoria”, declara a gerente.

Com o sinistro acionado, é comum que a seguradora solicite alguns documentos. Com eles, a empresa dará início ao processo de indenização. A indenização do seguro para eventos tem como objetivo ressarcir o organizador ou o participante de eventuais prejuízos. Em casos de acidentes no evento, por exemplo, existem coberturas que garantem o pagamento das despesas médicas da vítima, além de indenizações de segurados e terceiros.

Agora que você conhece o seguro para eventos, já sabe que para garantir mais tranquilidade e segurança para sua festa é necessário contratar este serviço. Seja você um promotor de eventos, um profissional responsável pelos eventos internos e externos da sua empresa, ou se está envolvido neste universo de outra maneira, saber da importância desse serviço é fundamental. Lembre-se de avaliar bem as opções do mercado, assim, você terá a certeza de contratar a melhor proteção possível.

Quer saber mais? Entre em contato com um dos consultores da RickNew. Leia também este artigo sobre como programar a sua aposentadoria.