Seguro moto: 4 pontos para considerar antes da contratação

Seguro moto: 4 pontos para considerar antes da contratação

Contratar um seguro moto é fundamental para a segurança dos condutores. De acordo com um levantamento da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), 44% das CNHs do Brasil incluem a categoria A. Somado a isso, em 2019, 28 milhões de motocicletas estavam registradas no Brasil.

Nesse contexto, é importante lembrar que dirigir motos traz dois riscos aumentados: ser alvo de furtos e acidentes de trânsito. Isso porque as motos tendem a ser roubadas com mais facilidade e também sofrem mais danos em episódios de colisão ou violência nos trajetos.

Enquanto o DPVAT, seguro obrigatório a todos os motoristas, cobre apenas danos pessoais a vítimas de acidentes, os seguros veiculares cobrem danos materiais. Esse é o caso do seguro moto.

Para escolher a apólice ideal para seu perfil de motorista, fique atento aos detalhes:

1)  Confira os sinistros

Uma das coisas mais importantes para se lembrar é que cada seguradora tem suas regras específicas de cobertura.

Existem dois tipos básicos de seguro moto. O compreensivo arca com parte das despesas de uma motocicleta com perda parcial e cobre perda total. Já o não compreensivo protege contra roubos e furtos, não arcando com danos parciais.

2)  Contrate a abrangência correta

Outro ponto ao qual se atentar é a área re cobertura. Há seguradoras que oferecem pacotes mais em conta com cobertura apenas na região de sua residência, outras ampliam para território nacional.

3)  Opte pela assistência emergencial

Algumas apólices oferecem como parte de seu pacote o serviço de assistência emergencial. Ele contempla serviços como reboque, reparos de acessórios e mecânico emergencial. Também pode oferecer, de acordo com a operadora, pequenos reparos residenciais.

4)  Inclua danos a terceiros

As apólices mais robustas contam também com indenização a terceiros. Em caso de colisões, por exemplo, a seguradora arcará com gastos médicos e/ou jurídicos relacionados ao incidente.

Para condutores de motos em vias urbanas, com o crescimento dos acidentes de trânsito, essa opção traz mais tranquilidade e segurança.

Não importa o modelo do veículo e o lugar onde ele será usado: o seguro moto é uma peça-chave para evitar dores de cabeça no trânsito.

Para saber mais e encontrar a apólice ideal no seu caso, entre em contato com nossos especialistas.