Seguro fiança: o que é e quando posso utilizar?

Seguro fiança: o que é e quando posso utilizar?

Seguro fiança: o que é e quando posso utilizar?

Fim do ano se aproximando e já começamos a fazer os planos para o próximo ciclo. Se na sua lista de desejos está alugar um imóvel e ter o seu próprio lar, você deve se atentar a alguns pontos. No processo de locação é necessário oferecer alguma garantia ao proprietário. Sim! Não esperamos, mas sabemos que imprevistos podem acontecer. Por isso, você, como inquilino, precisa dar a segurança de que tem condições para pagar o aluguel. Como praxe, os proprietários solicitam a apresentação de um fiador ou, até mesmo, indicam a contratação de um seguro fiança.É sobre essa última alternativa que vamos falar no post de hoje. Se você está se perguntando o que é e quando pode utilizar o seguro fiança, continue a leitura que vamos sanar todas as suas dúvidas.

Mas, afinal, o que é seguro fiança?

 O seguro fiança ou seguro aluguel é uma alternativa ao conhecido fiador. Durante o processo de aluguel é comum solicitarem ao futuro inquilino a apresentação de uma pessoa que se responsibilizará pelas dívidas, caso não haja pagamento do aluguel, o conhecido fiador. Começa então uma busca incansável para encontrar alguém que aceite assumir tal papel na negociação. Muitos interessados em alugar um imóvel recorrem a amigos ou parentes porém, isso pode ser um problema. As pessoas às vezes não desejam assumir essa responsabilidade de ser uma garantia nesta transação, mas não conseguem falar “não”. É aí que entra o seguro fiança. Este serviço é uma tentativa de solucionar  essa dificuldade do inquilino encontrar um fiador. Neste sentido, os bancos ou seguradoras oferecem o seguro como garantia ao não pagamento das obrigações do inquilino.

Como funciona o seguro fiança?

Para você compreender melhor vamos fazer uma comparação entre o seguro fiança e o seguro de carro. Você faz um seguro de automóvel e conta com a cobertura e assistências em determinados casos como roubos, acidentes e danos ao automóvel, não é mesmo? Além disso pode escolher “serviços complementares” como reboque, vidros e uma série de outras coisas. Ao contratar o seguro fiança você também contará com garantias. Caso não consiga arcar com o aluguel do imóvel, poderá acionar o seguro e quitar a sua dívida com o proprietário. Sem falar que o seguro fiança  poderá contar ainda com complementos da cobertura. É possível abranger não apenas o aluguel, mas também o condomínio e o IPTU, por exemplo.Vale lembrar que o preço do seguro aumenta na medida que itens extras são incluídos.

Quem pode contratar o seguro fiança?

Esse seguro pode ser realizado tanto por pessoa física quanto jurídica. A diferença é apenas a documentação exigida. Mas, no geral, para pessoa física são solicitados: RG, CPF, cópia do Imposto de Renda, cópia dos três últimos recibos de aluguel (caso resida em imóvel alugado) e algum tipo de comprovante de rendimento. Já para pessoa jurídica é solicitado o contrato social, cópia do Imposto de Renda, balanços e balancetes dos dois últimos exercícios. Para ambos, é necessário ainda que cada locatário preencha uma ficha cadastral.

Quanto custa?

 Quando falamos em valores, devemos considerar que o seguro fiança pode incluir coberturas específicas para cada cliente, o que impacta no seu custo. Porém, geralmente, os preços giram em torno de 15% do valor do aluguel. Para ter certeza de que o seguro fiança cabe no seu bolso e pode te dar aquela força na hora de quitar o aluguel, reveja seu planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis. Lembre-se: não estabeleça um dívida que não conseguirá arcar. O seguro fiança pode ser uma saída para o pagamento do aluguel atrasado, mas somente em casos de emergências. É necessário ter prudência para utilizar este serviço.

Agora que você já sabe como funciona e como solicitar um seguro fiança, que tal conhecer os serviços prestados pela RickNew? Ligue para um dos nossos consultores e conte com um atendimento personalizado. Você também pode gostar deste artigo sobre como contratar um consultor de finanças confiável.