Por que não deixar o carro parado por muito tempo?

Por que não deixar o carro parado por muito tempo?

Por que não deixar o carro parado por muito tempo?

Julho já está batendo à porta e com ele o período de férias. De olho nesses dias de descanso prolongado, muitos planejam viagens mais longas, experiências internacionais, intercâmbios. Pesquisam os melhores destinos, hospedagens, as atrações turísticas e, as melhores formas para este deslocamento. Porém, se esquecem de alguns detalhes que podem gerar dor de cabeça quando voltarem. Quem optou por deixar o carro em casa, por exemplo, deve-se lembrar que o veículo ficará muitos dias parado e, isto pode interferir em sua mecânica. A surpresa também pode acontecer com aqueles que deixam o carro no estacionamento do aeroporto. Se você ainda não acredita que este pode ser um problema e, se pergunta – Mas, por que não deixar o carro parado por muito tempo? Continue a leitura que apresentamos o que pode acontecer ao automóvel quando fica por muitos dias sem ser utilizado. 

Dê olho na bateria 

Você pode não perceber, mas, o alarme, o rastreador e outros itens em seu veículo são responsáveis por um consumo de energia elétrica constante. Esse consumo diminui a carga da bateria quando o carro fica longos períodos parado. Para evitar que no retorno da viagem você tenha uma surpresa e não consiga ligar o veículo, a dica é desconectar a bateria, desligando-a para que não haja consumo destes aparelhos eletrônicos. 

Tanque cheio nem sempre é solução 

Gasolina tem validade sim, pessoal. Ou melhor, existe um tempo útil para que suas características químicas permaneçam inalteradas. A partir de um mês no tanque, a gasolina já começa a perder as suas principais qualidades. Impurezas começam a surgir, sujando e, muitas vezes, entupindo o filtro de combustível. Isto pode causar danos a boia de combustível e aos bicos injetores no motor. Por isso, atenção! Se o carro ficar muito tempo parado, recomenda-se esvaziar o tanque. 

Atenção ao estado dos pneus 

Todos sabem que os pneus do carro são formados por borracha. Porém, internamente existe uma cinta de metal que dá a resistência deste pneu. Esta cinta é responsável por manter ele com as dimensões corretas. Por isso, se você esqueceu de calibrar os pneus e deixará o carro por um longo tempo na garagem, cuidado! Em situações onde o automóvel fica muito tempo parado, com o pneu murcho, a cinta se deforma, fazendo com que as dimensões da circunferência não fiquem uniformes. O pneu fica mais “quadrado”. Você perceberá a mudança quando for dirigir o carro novamente. O veículo começará a dar sinais que os pneus não estão em seus estados normais. Isso significa que será necessário realizar um balanceamento. Para evitar que tal problema ocorra é bom manter os pneus sempre cheios e calibrados, mesmo se a ideia é deixar o veículo parado por um tempo. 

Motor parado, problema dobrado 

Garantir a lubrificação de cada uma das peças do motor do carro é fundamental para o seu funcionamento. Assim, se a lubrificação não é bem feita ou, se o óleo não está bom, o motor vai se desgastando. Lembrando que o óleo também tem a sua vida útil. Portanto, se o veículo ficar muito tempo sem ser ligado, parado, o óleo que está lá dentro perde as suas características de lubrificação. O mais recomendado a se fazer, nestes casos, é solicitar a alguma pessoa, de sua confiança, que ligue o carro por cerca de 20 minutos ao dia. Tempo suficiente para que o motor esquente e seja lubrificado por completo. É importante ainda estar atendo à troca do óleo. Existem fabricantes que recomendam que essa troca seja realizada no período de 4 a 5 meses, no máximo. Porém, para garantir o bom funcionamento do seu carro, você pode levá-lo para uma revisão e verificar o óleo, antes desse período. 

Então, agora você já sabe o porquê de não deixar o carro parado por muito tempo. Apresentamos neste texto apenas alguns dos problemas que podem ocorrer. Portanto, se você for viajar ou, for deixar o carro sem uso por outros motivos, durante longos períodos, se atente a essas dicas. Conserve seu veículo e evite mais gastos. Garanta o bom funcionamento do seu carro para a segurança da sua família. Falando em segurança, vale ainda conhecer os seguros auto da RickNew. Entre em contato conosco! Leia também sobre como passar por enchentes e alagamentos sem danificar o seu veículo neste post.