O que devo considerar ao contratar um consórcio?

O que devo considerar ao contratar um consórcio?

O que devo considerar ao contratar um consórcio?

Está planejando fazer um consórcio, mas não entende bem como esse serviço funciona? Tem uma cota e está com algumas dúvidas sobre o sorteio? Você não está sozinho(a). O consórcio reúne características como ausência de juros, liberdade no uso do crédito e o poder da compra à vista, que atraem diversas pessoas. Porém, a maioria não se informa antes de se tornar um cotista. Para ajudar você e a todos que ainda se fazem a pergunta – O que devo considerar ao contratar um consórcio? Compartilhamos abaixo alguns fatores importantes para observar antes de entrar em um consórcio. Confira!

1° Entenda o que é o consórcio

 O consórcio é uma modalidade para a construção de uma espécie de poupança. O serviço  se baseia na união de pessoas (físicas ou jurídicas) que contribuem periodicamente, conforme estabelecido em um contrato, para a formação de uma reserva de dinheiro comum. Essa poupança é chamada de “fundo comum”, sendo utilizada por todos os participantes do grupo para a aquisição do bem ou serviço desejado, respeitando a ordem definida por sorteio e lance.

2° Busque informações sobre a administradora ao contratar um consórcio

Para evitar dores de cabeça na contratação de um consórcio, com uma empresa não idônea, é preciso fazer uma pesquisa antes. Busque informações nos canais de comunicação da administradora escolhida, converse com pessoas que já utilizaram os serviços da empresa, verifique no Banco Central do Brasil se aquela administradora está autorizada a funcionar. Dessa forma, você conhecerá a empresa e terá uma base de como será o seu relacionamento com ela, bem como a sua satisfação com os serviços oferecidos.

3° Verifique se você terá liberdade para usar o crédito

Nos consórcios você deve ter a liberdade para adquirir qualquer tipo, marca ou modelo de bem que desejar, desde que dentro da categoria contratada. Também tem total liberdade para escolher o fornecedor, vendedor ou prestador de serviço que melhor lhe convier. Qualquer proposta ou tentativa de restringir os participantes nestas escolhas, deve ser considerada inapropriada.

4° Não se esqueça das taxas de administração ao contratar um consórcio

Apesar de não ter a cobrança de juros, a modalidade de consórcio adota as taxas administrativas. Por isso, é preciso que fique claro para os participantes que o pagamento desta taxa é obrigatório. Lembrando que nem todo consórcio é igual. Existem grandes diferenças entre as administradoras e a taxa de administração é uma delas. Para se ter uma ideia, a mesma administradora pode oferecer grupos com taxas de administração diferentes, conforme o público a que se destina ou o bem ofertado, por exemplo. Esta taxa de administração incide sobre o valor da carta de crédito. A quantia é então diluída em todo o prazo de pagamento, sendo somada às parcelas.

5° Informe-se sobre as possibilidades de escolha

Para tornar o consórcio cada vez mais atrativo e mais alinhado às necessidades dos clientes, diversas administradoras criam possibilidades diferentes. Algumas oferecem ao consorciado a chance de pagar parcelas menores enquanto não é contemplado. Tal diferença pode ser paga abatendo no valor da carta de crédito ou, ainda, diluindo nas parcelas futuras. Para quem deseja comprar um imóvel, mas ainda paga aluguel por exemplo, esta é uma opção bem interessante.

Como possibilidades temos ainda o lance embutido, que permite utilizar parte da carta de crédito para aumentar o percentual do lance. A alternativa é válida para quem deseja ser contemplado mais rápido. Porém, saiba que o valor da carta de crédito será diminuído. Além disso, algumas administradoras permitem a migração de um plano para outro. Sendo assim, a orientação é se informar sobre todas as possibilidades de escolha que você pode tomar. A chance de ficar satisfeito com o seu consórcio será muito maior.

6°  Evite o atraso das parcelas

Que ninguém deseja se tornar inadimplente, todos já sabem, mas muitos ainda se esquecem de quitar suas dívidas e acabam se enrolando. Porém, ao atrasar o pagamento das prestações do consórcio você deixa de participar dos sorteios, perdendo a oportunidade de ser contemplado. Por isso, confira as regras da sua administradora e mantenha as parcelas sempre em dia.

Conseguiu compreender melhor como funciona um consórcio e suas possibilidades? Se utilizado da forma correta, este serviço pode te ajudar na conquista de um carro, da casa nova ou de outro bem desejado. Se quiser saber mais sobre consórcios, entre em contato com os consultores da Ricknew Seguros. Gostou deste artigo? Leia também sobre as principais seguradoras do país.