O futuro da mobilidade: de patinetes a carros autônomos

o futuro da mobilidade

O futuro da mobilidade: de patinetes a carros autônomos

Qual o futuro da mobilidade? Carros autônomos, patinetes elétricos e drones gigantes que carregam pessoas pelas cidades, quem diria, mas estas tecnologias deixaram de ser conversa do futuro e se tornaram reais. Não acredita? Quem acompanha o universo tecnológico já deve ter ouvido falar do CES – Consumer Electronics Show, um dos maiores eventos de inovação do mundo. Pois bem, na edição de 2019 estas e tantas outras tecnologias foram denominadas como as principais tendências. Agora, entre os dias 07 e 10 de janeiro de 2020, vem mais novidades por aí!

Entre tantas novidades, o destaque de 2019 ficou para a área de inteligência artificial. Diversas aplicações inovadoras foram desenvolvidas, pensando no futuro da mobilidade. Uma delas foi o carro autônomo, projeto que surpreende a todos, afinal, quem nunca sonhou em andar em um automóvel que se locomove sozinho? Já existem modelos rodando pelas ruas de países como Estados Unidos. Grandes marcas como Mercedes, Ford, Audi, possuem projetos prontos e planejam apresentar suas criações em breve ao mercado. Estes veículos se conectam entre si e têm a capacidade de sinalizar acidentes, a qualidade do trânsito e do ar, entre inúmeras funcionalidades.

Comando de voz no futuro da mobilidade

Outra novidade para este universo auto, são os comandos de voz presentes nos veículos. Já imaginou solicitar ao carro para abrir as portas, acionar o motor, sem nem encostar no automóvel? Realidade! Os sistemas de comando de voz e assistentes dos celulares de marcas como a Apple e o Google evoluíram e foram parar nos veículos. Resultado, o motorista e passageiros, apenas falando, podem realizar ligações, buscar pelas melhores rotas até o destino desejado, solicitar a indicação de restaurantes, lojas, oficinas, entre outros, mais próximos, enfim, são inúmeras possibilidades.

Além dos carros inteligentes, o evento abordou um conceito que está ganhando as rodas de conversas, as smart cities ou cidades inteligentes. A proposta é transformar áreas urbanas em localidades que proporcionem uma melhor qualidade de vida para a população, estabelecer um equilíbrio na relação homem e ambiente, novas formas de gestão para solucionar problemas da comunidade, apostando na tecnologia como aliada neste processo.

Cidades inteligentes

Dentro do debate de smart cities, o evento levantou uma questão: como podemos resolver os desafios dos transporte nas cidades? Investindo em novas alternativas como bikes, patinetes, carros autônomos, aeronaves e na conectividade entre elas? Pensando nisso, a Bell Helicopter, uma empresa da Textron, apresentou na ocasião o modelo Nexus, um drone em grandes proporções que foi pensado para funcionar como um táxi, transportando pessoas entre determinados pontos das cidades, sem trânsito e com mais agilidade. O mais interessante é que a empresa já estuda estabelecer parcerias com apps de transportes. Já imaginou poder solicitar, do seu próprio celular, que um destes te leve de volta para casa depois de um dia de trabalho? Ou te deixe no encontro com os amigos?

Tem novidade ainda para os amantes das duas rodas, marcas tradicionais estão fabricando motocicletas elétricas, que se conectam com os celulares e possuem também comandos de voz. E as inovações não param por aí, para quem não acredita em motos que se deslocam sozinhas, foram apresentados no CES 2019 projetos de motocicletas autônomas.

Algumas destas novidades ainda estão aguardando o estabelecimento e a popularização do 5G para irem para o mercado. Além das inovações relacionadas à mobilidade, o evento apresentou projetos de casas inteligentes que se conectam aos celulares e respondem a comandos como abrir as portas, acender as luzes, acionar o ar-condicionado na temperatura desejada, com apenas um clique. Inovações e criações antes inimagináveis que só reforçam o fato de que a tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia. Gostou deste artigo? Leia também as 6 dicas para deixar a sua casa mais inteligente.