Lançamentos de veículos: entenda porque têm seguro mais baixo

seguro Lançamentos de veículos

Lançamentos de veículos: entenda porque têm seguro mais baixo

Em meio a quarentena, vale a pena aproveitar o tempo em casa para planejar. Planejar a compra de um novo carro, por que não? Para você que também pensa em realizar esse sonho, compartilho aqui uma dica: não se esqueça do seguro! Se a dúvida for em relação aos preços, tenho a solução. Sabia que os automóveis recém lançados apresentam seguros com valores em conta? Sim! Continue a leitura que te explico como o seguro auto é calculado e os motivos dessa sua variação.

O que é o seguro auto?

Para quem ainda não compreende muito bem, vou simplificar. O seguro auto é um serviço que auxilia o segurado diante de alguma situação adversa relacionada ao seu veículo. Seja em meio a uma ocorrência de sinistro como roubo, furto ou acidente, o segurado conta com todo o apoio da sua seguradora para resolver e sair tranquilo desse perrengue. Pela garantia de ter um menor prejuízo caso tais situações aconteçam é recomendado investir em um seguro auto assim que a compra do carro for efetuada. Porém, para você contar com esse serviço é cobrado um valor. Tal quantia se difere, de acordo com diversos fatores.

Como o seguro auto é calculado?

O ponto de partida para o cálculo é o valor do automóvel a ser segurado. Porém, ressalto que, além de uma porcentagem sobre o preço, o valor pago pelo seguro está relacionado aos riscos a que o automóvel está submetido. Daí o motivo dos questionários preenchidos no processo de cotação serem extensos. Fato é que as seguradoras realizam uma avaliação completa e minuciosa de todos os fatores que implicam no aumento ou na redução da possibilidade do segurado passar por um sinistro com o automóvel. Além disso, as empresas realizam uma análise de todas as informações relacionadas ao segurado, sua rotina, qual o uso será dado ao carro e informações do próprio veículo. Todo esse conteúdo é cruzado ainda com as estatísticas de ocorrências dos bancos de dados.

Informação importante, os dados sobre as ocorrências são atualizados mensalmente, mas cada empresa possui uma base de dados própria, não existe uma contabilização geral. Isso explica as variações de preços entre modelos. Por exemplo, para uma seguradora X o Honda Civic pode pagar mais por ter um índice de furtos maior do que o Toyota Corolla, porém, na seguradora Y o cenário pode ser o contrário. Tal situação pode ocorrer considerando o endereço, idade do segurado ou qualquer outro fator.

Seguro de veículos recém-lançados

No caso dos automóveis recém-lançados, as seguradoras fazem projeções a partir dos dados disponíveis como a média de sinistros do segmento ao qual aquele modelo pertence e também da marca. Assim, torna-se comum, automóveis novos apresentarem grandes variações de valores de seguros nas primeiras renovações. Isso se explica porque nesse momento as bases de dados das seguradoras já possuem um volume maior de informações que podem não condizer com as projeções realizadas inicialmente. É importante compreender que passou algum tempo e que os momentos são distintos.

Aí você pode se perguntar: quais as diferenças entre os seguros dos carros novos e os seguros dos carros usados?

A principal diferença são os valores dos fatores usados como parâmetro para determinação da mensalidade, ou, como falamos na língua do “segurês” do prêmio do seguro. Para o carro novo que apresenta manutenção e peças mais baratas, o prêmio do seguro contratado será, consequentemente menor. Portanto, se o seu valor de mercado e conserto são mais caros, estes fatores oneram o valor a ser pago pelo contratante do seguro.

Essa mesma lógica é utilizada para o seguro de carro usado: para aqueles cujas peças são mais baratas e fáceis de encontrar e a manutenção tem custo reduzido, o valor do prêmio será menor. Já para os carros que apresentam peças mais caras, com acesso mais difícil no mercado e, com grandes alterações de modelos ao longo dos anos, o valor será mais alto.

Agora que você entendeu o funcionamento do seguro auto, que tal conhecer um pouco mais da cartela de seguros da Ricknew? A empresa trabalha com as principais seguradoras e possui ofertas alinhadas a todas as suas necessidades. Entre em contato com um dos consultores da empresa!