Entenda a diferença entre seguro x proteção veicular?

Entenda a diferença entre Seguro X Proteção Veicular?

Entenda a diferença entre seguro x proteção veicular?

Ano novo vindo aí, momento de listar os novos desejos e projetos. Nesta relação, muitas vezes, está a compra de um carro. Se estes são os seus planos, vale lembrá-lo da importância da contratação de um serviço que garanta a sua segurança e a do veículo. Já ouviu falar sobre seguro e proteção veicular? Não? Então, continue a leitura, neste artigo vamos te ajudar a entender a diferença entre seguro e proteção veicular.

Forma de contratação

A primeira diferença entre o seguro e a proteção veicular está na forma de contratação e de fornecimento destes serviços. O seguro auto é ofertado por empresas seguradoras, já a proteção veicular funciona por meio de associações cooperativas. Para quem não entendeu, essas associações reúnem pessoas para dividir os custos e as despesas com a proteção dos veículos. Normalmente, a proteção veicular apresenta valores mais baixos do que os seguros automotivos. Porém, as garantias, as assistências, os direitos e deveres do solicitante se diferenciam. Essas diferenças também são notadas entre as próprias associações.

Procedimento para a adesão

Se você deseja aderir ao seguro automotivo, deve saber que primeiramente, é necessário que o veículo passe por uma vistoria e seja avaliado por um profissional da seguradora. A partir daí, a solicitação do cliente será certificada e o valor a ser pago pelo seguro é definido. Esse valor é integral, mas pode ser parcelado. Na proteção veicular, o carro também é inspecionado e avaliado. Porém, outros procedimentos são necessários: o solicitante deverá pagar uma taxa e assinar um termo de adesão ao serviço. Esse documento oficializa a associação e faz com que a proteção passe a vigorar. Na proteção veicular, o pagamento é cobrado por meio de mensalidades, atribuídas aos associados. Este valor pode variar.

Apólice

E a apólice? Você já deve estar se perguntando. No seguro auto, o cliente tem acesso à apólice. Nela, estão descritos os deveres e as responsabilidades da seguradora e do cliente. Já no caso da proteção veicular, não há apólice. Sim, a garantia de proteção é dada por outro documento, o contrato assinado pelos associados. Neste registro, eles se comprometem a responsabilizar-se mutuamente sobre os veículos.

 Cobertura

Falando agora sobre as coberturas, podemos dizer que, em geral, os dois serviços oferecem as mesmas: garantia contra roubos, furtos, incêndios, colisões, danos a terceiros, entre inúmeras outras. Vale lembrar que nos seguros auto, além das coberturas gerais, são oferecidos outros tipos adicionais, que podem ser muito importantes, como assistência 24 horas e outros serviços.

O que considerar ao escolher um seguro auto?

Para optar por um seguro auto é necessário avaliar que tipo de cobertura você necessita e pretende adquirir. Quem deseja ter proteção total do seu veículo e serviços extras como auxílio em caso de emergências, por exemplo, deve preferir o seguro auto. Pesquisar sobre a seguradora também é muito importante. Analisar sua reputação no mercado, conversar com clientes, observar o atendimento do consultor. Depois, é hora de avaliar a cobertura em si. Vamos lá, nesta hora é necessário analisar o seu perfil como motorista e quais são as situações cotidianas que podem resultar na utilização do serviço. Junto ao consultor, você poderá avaliar a sua rotina, respondendo a perguntas como: você utiliza o veículo para trabalhar ou viajar constantemente? Ele fica em garagens ou em lugares com índices altos de roubos e furtos? Pense bem em todas essas situações. O ideal é contratar uma cobertura que ofereça facilidades em todas elas.

O que deve ser avaliado em relação à proteção veicular?

A proteção veicular é uma opção que, a princípio, pode ser mais econômica, mas deve ser muito bem avaliada antes de ser escolhida. Para esta modalidade alguns conselhos também se aplicam como as recomendações sobre pesquisar a respeito da reputação das associações, se existem reclamações e, principalmente, como é realizado o atendimento em caso de sinistro.

Assim, nada de deixar de pesquisar sobre essas cooperativas para ter certeza da sua idoneidade e nível de confiança. Outro ponto importante é a comparação dos preços. Vale colocar na ponta do lápis os valores apresentados pelas cooperativas e os valores cobrados pelas seguradoras. Quanto à cobertura, cabe a mesma avaliação que será feita nos casos de seguradoras, ou seja, veja que tipos de sinistros estão garantidos, se as coberturas contratadas te atendem ou se é necessário contratar coberturas complementares.

Gostou das dicas? Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre seguro e proteção veicular? Se você quer mais detalhes para contratar um seguro automotivo, entre em contato com um dos consultores Ricknew. Se você chegou até aqui, que tal ler também sobre financiamento ou consórcio de carros? Boa leitura.