Consórcio: 4 dicas para não cair em pegadinhas

consórcio pegadinhas

Consórcio: 4 dicas para não cair em pegadinhas

Ei, você aí, aproveitando esse período em casa para rever suas finanças? Quem sabe é a hora de comprar o imóvel próprio? Saiba que apostar em um consórcio pode ser uma boa alternativa. Por meio dele é possível comprar um bem mesmo sem ter todo o dinheiro necessário. Sim! Isso porque no consórcio você integra um grupo e paga uma quantia mensalmente. Todos os meses é realizado um sorteio para decidir quais cotistas do grupo receberão a carta de crédito que permitirá a compra do bem desejado e, como se trata de um sorteio, você pode ser selecionado antes do que pensava. Porém, nesse universo de consórcios, existem muitas pessoas que ainda enganam os participantes do grupo. Para evitar que você sofra um golpe, compartilhamos neste artigo 4 dicas para você não cair em pegadinhas. Confira!

Fique de olho na administradora do consórcio

É primordial que, antes de participar de um consórcio, você busque informações sobre a administradora do serviço. Essa é a primeira coisa que qualquer interessado em consórcio deve fazer. Principalmente em cidades de interior, onde existem muitas pessoas que se juntam para criar um consórcio e vender as quotas aos habitantes daquela localidade. Essa prática nem sempre é realizada por má-fé, mas ainda sim é uma prática ilegal. Reforçamos aqui que somente instituições autorizadas pelo Banco Central podem vender quotas de consórcio.

Para identificar as empresas regulares, você pode acessar o site do Banco Central. O BC acompanha os balanços das administradoras de consórcio e pode intervir caso identifique alguma delas com problemas financeiros. Outro ponto importante é que em caso de possíveis fraudes e, se houver a aprovação dos quotistas em assembleia, todo o grupo pode ser transferido para outra administradora, sem prejuízo financeiro.

Desconfie se te falarem sobre sorteio garantido em curto prazo

Nessa busca por mais informações sobre as administradoras e sobre o consórcio, sempre desconfie se ouvir algo sobre contemplação garantida em pouco tempo. Não existe consórcio idôneo que possa garantir que o quotista receberá a carta de crédito daqui a 30 ou 60 dias. Tenha sempre em mente que o prazo máximo para que o sonho da compra do bem seja realizado é o da existência do grupo.

Atente-se aos outros custos do consórcio

Alguns consórcios incluem outros custos além da taxa de administração. A maioria dos consórcios possui, por exemplo, um fundo de reserva que será usado para cobrir eventuais perdas com inadimplência. Esse fundo é a garantia de que, mesmo se um dos participantes se torne inadimplente, o grupo tenha a quantia necessária para seguir com os sorteios. Os recursos destinados ao fundo de reserva podem chegar a até 5% do valor da carta de crédito. Se sobrar dinheiro, o valor é devolvido aos consorciados ao final do grupo. É muito importante que o participante acompanhe de perto a formação desse fundo de reserva, para evitar que golpes sejam aplicados.

Não se endivide! Seja prudente no comprometimento da renda

Sabemos que o consórcio é uma alternativa para aqueles que desejam conquistar um bem como um imóvel, mas ainda não possuem o valor completo para quitá-lo. Porém, mesmo que o desejo da conquista do bem seja muito intenso, não é prudente se endividar para pagar um consórcio. Nessa situação, a palavra é planejamento. Como conversamos no início desse artigo, pare, avalie suas finanças e não comprometa o seu orçamento familiar. Só participe de um consórcio após ter a certeza de que o valor a ser pago mensalmente não afetará a sua rotina financeira.

Essas quatro dicas podem te salvar das pegadinhas por aí, mas fique atento e sempre busque por ajuda de profissionais desse mercado. Quer conhecer um pouco mais sobre como os consórcios funcionam? Converse com a equipe da RickNew! Entre em contato com um dos consultores da empresa.