Como promover o convívio seguro entre crianças e pets

Como promover o convívio seguro entre crianças e pets

Como promover o convívio seguro entre crianças e pets

Há quem diga que criança e animal no mesmo espaço é sinônimo de muita confusão. Porém, sabemos que o contato com o bichinho pode contribuir e muito para o desenvolvimento dos pequenos. Se você concorda e é do time daqueles que amam a casa cheia fique atento. Neste artigo vamos compartilhar algumas dicas de como promover o convívio seguro entre crianças e pets.

 

Escolha o tipo de animal

Antes de levar um animal para casa é necessário escolher um bichinho que se adapte à infraestrutura do seu lar. Cães de porte grande e raças mais agitadas, não são recomendados para apartamentos com áreas pequenas. Estes animais precisam de espaço e podem ficar estressados, adotando comportamentos mais agressivos. O que impacta também na convivência com a criança. Uma opção para lares menores são animais de pequeno porte como porquinhos da índia e gatos. Eles também fazem sucesso com a turminha. Agora, se espaço não é problema e sua casa conta com uma área para o animal se movimentar e se divertir, a escolha de um pet com porte maior está liberada.

 

Cuide da saúde do animal

Se você adotou um pet, antes de levá-lo para o convívio com a criança, vá já para o veterinário! Verifique como está a saúde do bichinho. Dependendo dos resultados, o animal pode comprometer a saúde da criança. Como dizem, animais são como filhos, por isso, vale verificar se todas as vacinas estão em dia, se não há sinais, sintomas de alguma doença ou proliferação de pulgas. Para quem tem bebês em casa ou crianças menores de 5 anos, este cuidado deve ser redobrado. Os pequenos ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico e, por isso, estão mais sensíveis a alergias e contaminações. É bom ficar de olho.

 

Preserve o espaço do pet limpo

Assim como organizamos e limpamos nossas casas, a higiene da área reservada ao pet também é fundamental. Manter gaiolas, terrenos, caminhas, brinquedos e vasilhas limpos evita o aparecimento de mosquitos e outros insetos. Os banhos nos animais também são necessários, não somente para manter a limpeza, mas para contribuir com a sua saúde. Envolver as crianças nestes momentos pode ser muito construtivo, estreitando os laços entre eles e os animais e ensinando na prática conceitos como cuidado e responsabilidade.

 

Ajude a criança a se aproximar e conviver com o animal

Por natureza as crianças são curiosas e, neste contato com os pets, nada mais comum do que colocarem a mão na boca do animal ou, puxar o rabo do bichinho. Os pequenos não têm muita consciência de suas atitudes. Nestes momentos, o pet pode se sentir ameaçado e reagir de forma agressiva como proteção. Para que as crianças não se machuquem é necessário explicar a elas o jeito certo de se aproximar e interagir com eles. Nada de brincar com o animal quando ele estiver comendo, acordá-lo de forma brusca ou tentar carregá-lo quando ele se afasta. Fale com as crianças para respeitar o tempo do pet. Quando ele buscar por carinho ou brincadeira ele vai se aproximar.

 

Ensine os pequenos a terem responsabilidades e a respeitarem os bichinhos

Acima de todos os cuidados, você deve explicar para seu filho que um animal de estimação não é um brinquedo. Ele é um ser que precisa de carinho, de cuidados e também de respeito. Insira a criança nas atividades de rotina no cuidado com o animal como a troca da água, a limpeza do espaço e a alimentação do bichinho. Assim, você vai despertando no pequeno um sentimento de responsabilidade com aquele animal. A relação entre eles será sempre segura e saudável, com aprendizados e trocas importantes para o desenvolvimento infantil.

Agora que você já sabe como promover o convívio seguro entre crianças e pets, que tal pensar em garantir mais cuidado para toda a família? Entre em contato com os consultores da RickNew. Conheça todos os seguros disponíveis no portfólio da empresa. Serviços que podem assegurar um futuro tranquilo para toda a família e para os pets. Leia também este artigo com 5 dicas para deixar a saúde de seu pet em dia.

 

contratar seguro pet