Como programar sua aposentadoria? 4 dicas valiosas!

Saiba que para conseguir uma boa aposentadoria e desfrutar dessa fase da vida com tranquilidade e estabilidade financeira é preciso se planejar com antecedência.

Como programar sua aposentadoria? 4 dicas valiosas!

Para conseguir uma boa aposentadoria e desfrutar dessa fase da vida com tranquilidade e estabilidade financeira é preciso se planejar com antecedência. Se você ainda se pergunta – Como programar sua aposentadoria? Fique atento, neste artigo vamos compartilhar 4 dicas valiosas que podem te ajudar a se organizar.

Tenha em mente o seu objetivo

 Já conversamos aqui sobre a importância do planejamento para todas as áreas da vida e, para conquistar a aposentadoria não será diferente. Como se sabe, todo planejamento se inicia com o estabelecimento de um objetivo. A partir daí conseguimos pensar em estratégias e caminhos a seguir para conquistá-lo. Por isso, o primeiro passo é ter claro em sua mente quando pretende se aposentar. Assim, torna-se mais fácil visualizar o tempo de trabalho que ainda será preciso para essa conquista, além de programar o esforço necessário para acumular o recurso que será usado na aposentadoria.

Não dependa somente do INSS

A Previdência Social é a forma mais comum e conhecida de se planejar a aposentadoria. No entanto, essa solução não deve ser a única fonte de renda de um aposentado. Se você ainda não está entendendo, podemos explicar. O piso e o teto salarial nesse tipo de investimento público são limitados, assim, a aposentadoria também ficará restrita. Além disso, é importante ressaltar que o início da aposentadoria depende de outros fatores como a idade e tempo de contribuição. Para não depender do INSS, e passar apertos, é fundamental buscar outras formas de investimento para longo prazo. Por esse motivo, recomenda-se pensar em alternativas como um plano de previdência privada corporativo ou individual. Nestes planos, você consegue alinhar a contribuição com sua realidade. É você quem escolhe o valor e a periodicidade da contribuição, além de decidir quando o resgate será realizado, considerando, é claro, um prazo de carência mínimo.

Você já ouviu falar nas modalidades de previdência privada PGBL e VGBL?

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – Essa é uma das formas de investimento em previdência privada mais conhecidas. Porém, antes de explicá-la faço uma pergunta – Como você declara seu imposto de renda hoje, no modelo completo ou simplificado? Se a resposta for no modelo completo, o PGBL é o plano mais indicado para você. Nesta modalidade, todas as contribuições realizadas podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual. No PGBL o imposto a ser cobrado, no momento do resgate, será sobre o valor total.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) – Diferentemente do PGBL, esse investimento é destinado às pessoas que optam pela declaração simplificada do Imposto de Renda ou, ainda, para quem excedeu o limite de dedução do Imposto de Renda (12% da renda bruta anual) com contribuições no PGBL. No plano VGBL, o valor do imposto a ser cobrado, no momento do resgate, será sobre o rendimento do plano.

Para conhecer mais a respeito dessas modalidades da previdência privada ou, para optar por uma delas, é indicado buscar a ajuda de especialistas.

Poupe!

Alerta! Em muitos casos, a renda total da sua aposentadoria pode não ser suficiente para garantir a estabilidade financeira e um padrão de vida sonhado. Para evitar que esta situação aconteça, a solução é poupar desde já! Para isso, voltamos lá no primeiro passo – Tenha em mente o seu objetivo e os caminhos a seguir para conquistá-lo. Calcule o quanto falta para você atingir a sua meta e inicie sua poupança. Estipule um valor a ser poupado todo o mês. Mas, lembre-se, a destinação dessa quantia para a poupança não deve impactar o seu orçamento, a rotina financeira da sua família. Siga atentamente este planejamento. Caso possível, procure informações sobre investimentos e aplicações que podem gerar rendimentos e dar aquela força para você juntar uma quantia que te dará um suporte durante essa nova fase.

Estabeleça uma estratégia adequada a sua realidade

Já observamos que o planejamento financeiro é o caminho, porém, é necessário estabelecê-lo considerando não só seus desejos, mas suas necessidades diárias. Nada adianta poupar uma quantia todo mês e sacrificar sua rotina financeira. Infelizmente ainda é comum observar pessoas se endividando e solicitando empréstimos para quitar essas dívidas. Por isso, reforçamos, estabeleça um bom planejamento financeiro para conquistar o objetivo da aposentadoria. Se estiver com dificuldades para poupar, repense esse planejamento, o adeque à sua situação atual. Busque a ajuda de um profissional. Uma consultoria especializada pode te auxiliar a enxergar todas as situações e a definir o melhor planejamento e o melhor plano de previdência para a sua situação. Por fim, lembre-se nunca é cedo demais para começar a pensar em sua aposentadoria!

Gostou das dicas? É hora de começar a se planejar! Solicite a consultoria personalizada da RickNew e garanta uma aposentadoria tranquila e mais segurança financeira para a sua família. Leia também o nosso artigo onde damos cinco dicas para você avaliar se tem um consultor financeiro de confiança.