Como fazer o planejamento das compras no final do ano

entenda a importância de fazer o planejamento das suas compras no final do ano.

Como fazer o planejamento das compras no final do ano

Pinheiros, sinos e gorros vermelhos espalhados pelo comércio. Está aberta a temporada do Natal. E logo ali, um pouquinho mais a frente, já vem o Réveillon. Em meio a euforia das celebrações, nos vemos preocupados com a lista de presentes, as viagens e os looks. É aí que nasce o problema. Muitas pessoas se deixam levar por propagandas ou, pelo sentimento desta época do ano e acabam se endividando. Ou seja, iniciam o novo ano já preocupados com as parcelas a quitar. Se você se identificou, muita calma nessa hora. Continue a leitura e entenda a importância de fazer o planejamento das suas compras no final do ano.

Para manter as contas sempre no azul

 Ao realizar compras por impulso, e no fim do ano ficamos mais propensos a isto, dificilmente paramos para pensar no valor que estamos gastando. Resultado: as chances de não conseguirmos quitar a fatura do cartão no fim do mês aumentam. Junto a isso as possibilidades de ficarmos inadimplentes. Para evitar que tal situação aconteça, a dica é: planeje-se! Estipule um valor que poderá ser gasto com presentes, viagens e preparação das festas. Não realize compras parceladas sem ter a certeza que conseguirá quitá-las. O planejamento nos ajuda a ter controle sobre as contas e a não gastar mais do que o necessário. Assim, mantemos nossas contas bancárias sempre no azul.

Para fazer aquele pé de meia

Outra vantagem de planejar as suas compras no final do ano é a possibilidade de comparar os preços dos produtos e serviços. Nesta busca pelo melhor valor, conseguimos ainda negociar e, como digo, chorar aquele descontinho. No fim, colocando tudo na ponta do lápis, nos damos conta que conseguimos economizar uma boa quantia. E nada melhor do que comprar algo a um preço mais vantajoso, economizando nosso tão suado dinheiro, não é verdade? Essa quantia economizada pode ir direto para o bom e velho pé de meia. Reserva que pode te auxiliar em emergências ou na realização de alguns desejos no futuro.

Para não se enrolar com o cartão de crédito

Carregamos em nossas carteiras uma verdadeira arma. Para quem não está entendendo, esclareço, estou falando do cartão de crédito. Se utilizado de forma consciente, apresenta-se como uma ferramenta eficiente de gestão orçamentária. Porém, é fácil se descontrolar em meio as parcelas e acabar caindo na inadimplência. Por isso, amigos e amigas, é fundamental termos em mente que os cartões são meios de planejamento de gastos que permitem mais comodidade em nossa rotina. Com o seu cartão você acompanha diariamente os seus gastos em diversos canais, tais como site, central de atendimento e SMS. Além disso é possível concentrar todos os pagamentos das compras em uma só data de vencimento e contar com prazos para quitá-las sem juros. Mas, reforço, é importante planejar a melhor forma de utilizá-lo, sendo sempre consciente e prudente. Por isso, faça o planejamento de suas compras no final do ano.

Agora que você compreendeu a importância de fazer o planejamento das suas compras no final do ano, é hora de colocar as dicas em prática. Nada de extrapolar na lista de presentes neste Natal e entrar 2020 no vermelho! Para te ajudar a rever seus gastos, a RickNew oferta uma consultoria personalizada, um verdadeiro planejamento de vida. Se você chegou até aqui, pode se interessar também por este artigo sobre como encontrar um consultor financeiro de confiança.