A importância dos seguros para profissionais autônomos

A importância dos seguros para profissionais autônomos

Os profissionais autônomos precisam ter capacidade de autogestão para conseguir eficiência e produtividade no trabalho. Entre os desafios dessa modalidade está a busca por estabilidade e segurança, o que inclui seguros para profissionais autônomos.

Como esses trabalhadores não contam com benefícios de uma grande empresa, é importante ter em mente os principais imprevistos que podem acontecer dentro e fora do trabalho.

Para tornar esse processo mais acessível, existem seguros feitos especialmente para profissionais autônomos, tanto os que trabalham individualmente quanto os que contratam ajuda extra.

Eles são pensados justamente para cobrir situações que causariam danos financeiros e de produtividade aos profissionais. Que tal conhecer algum deles?

 

Seguro auto: proteção do deslocamento

Todo motorista deve investir em seguro auto. No entanto, pessoas que precisam se deslocar diariamente entre clientes devem ter cuidado redobrado.

Os veículos são essenciais para a realização do trabalho, seja para otimizar o tempo ou carregar materiais. Por isso, danos ou furtos têm uma consequência ainda maior: além do ônus financeiro, deixam o profissional incapaz de trabalhar por um período.

O seguro auto que oferece benefícios como empréstimo de veículo temporário ou transporte alternativo pode ser a chave para uma rotina mais segura.

 

Seguro acidentes pessoais: proteção do profissional

Algumas profissões oferecem mais risco que outras. E um profissional que corre maiores riscos não pode ficar desamparado. É o caso de profissionais da indústria química, de construção civil, trabalhadores que viajam com frequência, entre outros.

Os seguros contra acidentes pessoais protegem o trabalhador (e potenciais empregados) de perder renda e ter gastos médicos excessivos em caso de acidentes.

 

Seguro obra: proteção do trabalho

Profissionais da área de construção civil devem atentar para esse seguro. Além de proteger a obra em si de acidentes, o seguro contempla itens como materiais e ferramentas, visados para furtos.

Além disso, muitos oferecem cobertura em caso de acidentes durante o trabalho e outros imprevistos. Trabalhadores como engenheiros, arquitetos, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros podem se beneficiar deste seguro.

 

Seguro equipamento: proteção do patrimônio

Há trabalhos que exigem deslocamento com equipamentos de alto valor. Fotógrafos, cinegrafistas, designers e outros profissionais criativos levam consigo aparelhos como câmeras, tablets, notebooks e outros, que correm risco de roubo ou danos físicos.

O seguro de equipamentos visa minimizar esse risco. Também funciona como um planejamento para o futuro: se o seu equipamento sofrer danos, o conserto ou a troca não será um gasto inesperado.

 

Seguro residencial: proteção do ambiente de trabalho

Muitos profissionais hoje trabalham em regime home office, inclusive os profissionais autônomos. Pensando nisso, é ainda mais importante ter cuidados com a manutenção e a segurança da casa.

Um seguro residencial funciona para amparar o segurado em caso de roubos ou invasões, mas ele também traz outros benefícios.

Caso um acidente cause fogo ou alagamento na casa, isso gera uma despesa e ainda impede o profissional de seguir com suas obrigações. O mesmo pode ocorrer em caso de desabamentos, ventanias, panes nas redes municipais, etc.

Nesse caso, o acionamento do seguro residencial também é uma proteção para seu local de trabalho. Outro ponto importante é que eles oferecem assistência técnica para chaveiros, encanadores, eletricistas e outros profissionais, evitando o gasto extra com esses serviços.

 

Seguro de vida: proteção do futuro

O seguro de vida é uma preocupação importante na vida pessoal e profissional. O segurado que conta com uma boa apólice não só protege sua família no futuro, mas também conta com indenização em caso de invalidez que o impeça de continuar o trabalho.

Para autônomos, que não contam com benefícios empresariais, essa cobertura é ainda mais importante.

 

Seguro saúde: proteção do bem-estar

Sem contar com planos corporativos, o profissional autônomo deve investir em seu próprio seguro saúde. Existem planos individuais e familiares para todos os orçamentos e eles garantem maior tranquilidade durante o crescimento profissional.

Antes de contratar, o profissional deve analisar cuidadosamente a apólice para saber se é a ideal em seu caso. Veja o que está coberto, qual a política de dependentes, os reajustes de preço e se a cobertura é adequada para seu local de residência e trabalho.

 

Agora que você conhece a importância dos seguros para profissionais autônomos, entre em contato com nossos especialistas e descubra qual é o mais indicado para você e seu trabalho.