6 formas de deixar a sua casa inteligente

A tecnologia por trás da automação residencial permite que você aproveite mais a sua casa e use-a a favor das suas necessidades.

6 formas de deixar a sua casa inteligente

Que a tecnologia está cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, não é surpresa. Os computadores, aplicativos e diversas ferramentas hoje facilitam a vida de todos. Agora, você já pensou em poder controlar a temperatura da sua casa ainda saindo do trabalho? Ou melhor, preparar um lanche com apenas um comando em seu celular? Sim, estes são tempos modernos amigos(as). Ficou curioso? Continue a leitura e se surpreenda!

As situações apresentadas são exemplos da automação residencial, o uso de mecanismos de inteligência artificial para deixar algumas tarefas habituais mais práticas. Assim, é possível integrar as informações do imóvel com a sua rotina e tornar a sua casa inteligente. A tecnologia por trás da automação residencial permite que você aproveite mais a sua casa e use-a a favor das suas necessidades. O que proporciona mais economia para o seu bolso, por meio do controle de todos os aparelhos da residência, sem falar é claro de mais comodidade. Se você está pensando que estas tecnologias não são acessíveis, conheça agora seis formas de deixar a sua casa inteligente:

 

  1. Controle da iluminação

Com um sistema de iluminação moderno já é possível estabelecer a luz desejada para cada ambiente, controlando sua intensidade. Quer um clima de cinema para assistir a série preferida com os amigos? Acione o cenário pré-definido e pronto, as luzes serão reduzidas para que o brilho da TV não seja ofuscado. A ocasião é um jantar romântico? As luzes sobre a mesa de jantar serão acesas. São inúmeras possibilidades.

 

  1. Aquecimento do piso

O inverno chegou e você só pensa em curtir a sua casa, jogado no sofá, se aquecendo, não é mesmo? Para deixar este ambiente ainda mais aconchegante é possível instalar um piso aquecido. Nas regiões mais frias do nosso país e do mundo esta já é uma realidade. Ao automatizá-lo, você regula a temperatura de acordo com cada ambiente. Indicando um maior aquecimento para os quartos, por exemplo, utilizando apenas um único comando no controle.

 

  1. Controle de acesso

A automação residencial também contribui para a sua segurança e da sua família. Existem sistemas de controle de acesso por meio da biometria que reconhecem a digital de cada morador. Assim, em situações como em perda de chaves, você ainda conseguirá acessar sua residência. Basta apenas colocar o seu dedo no sensor biométrico e a porta será aberta. Possui uma diarista que limpa a sua casa semanalmente? Cadastre a digital dela e estabeleça quais são os dias e os horários em que ela está autorizada a entrar na sua residência. Estes sistemas permitem ainda uma configuração de envio de alerta diretamente para o celular. Caso alguém tente entrar na sua residência e a fechadura não reconheça a biometria, você receberá, no mesmo momento, um alerta no celular sobre o fato.

  1. Eletrodomésticos inteligentes

Com a rotina intensa de cuidar dos filhos, da casa e das tarefas do trabalho, que mãe que não sonha em chegar com as crianças da escola e encontrar o almoço pronto e ainda quente? Por mais que pareça isso não é mágica. Já existem eletrodomésticos que podem ser programados. É possível deixar a lasanha no forno, sem a necessidade de ligar, e sair para buscar a garotada. Enquanto espera elas entrarem no carro, você pode acionar o fogão pelo seu celular e o almoço estará prontinho quando vocês chegarem. Algumas geladeiras também já possuem um sistema bem interessante. Elas possibilitam que a família cadastre as informações dos alimentos perecíveis antes de guardá-los nela e, avisa quando eles estiverem para vencer. Seu painel touch ainda é usado para organizar a lista do supermercado, acompanhar notícias e conferir receitas.

 

  1. Limpeza da piscina

Convidou os amigos para um churrasco e depois curtir a piscina? Se animou, mas lembrou que terá que limpá-la? Não se preocupe, com um equipamento adequado, você poderá programar os intervalos para acionamento do filtro e para a realização da limpeza da água. Além da praticidade, você também economiza energia elétrica das bombas hidráulicas e poderá curtir mais momentos com a turma.

  1. Colchões com ajuste de temperatura

Nada melhor que um colchão macio para aproveitar um boa noite de sono. Porém, o que muitos ainda não sabem é que este móvel tornou-se um equipamento inteligente.  Agora você pode ter um colchão com funcionalidades como controle de inclinação, temperatura e massageadores. Tudo isso controlado por você.

 

A automação residencial permite a integração de todos os aparelhos citados neste texto e mais inúmeros em uma única central. Essa central é representada, mais usualmente, por um aplicativo que pode ser instalado no seu celular, respeitando, é claro, as configurações do aparelho. Entre os aplicativos disponíveis para download, existem alguns mais conhecidos, são eles:

 

Command Fusion: um dos mais completos para automação residencial, o Command Fusion, além do envio do comando, responde ao usuário, dizendo se o comando foi executado com sucesso ou não.

 

Insteon: direcionado ao sistema Windows Phone, o Insteon permite o controle de câmeras de segurança, tomadas, lâmpadas, entre outros.

 

Smart Home: produzido pela empresa Samsung o Smart Home consegue reunir em um único sistema o controle de todos os objetos inteligentes dentro de casa.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre automação residencial que tal transformar o seu lar em uma casa inteligente? Quando isso ocorrer, não se esqueça de segurar tudo. Conte com a RickNew para isso, quer saber mais? Solicite uma cotação!