6 dicas para evitar os acidentes domésticos mais comuns

6 dicas para evitar os acidentes domésticos mais comuns

 

Acidentes domésticos acontecem com frequência, mas podem ocasionar lesões graves e afetar a vida da família. Quedas de escadas, cortes, escorregões em pisos molhados, batidas em quinas de móveis, são situações que podem e devem ser evitadas, principalmente em casas onde vivem idosos e crianças. Com alguns cuidados simples, é possível deixar sua família e sua casa mais protegidas. Continue a leitura e confira 6 dicas para evitar os acidentes domésticos mais comuns.


Cuidado com os produtos de limpeza

É recomendado guardar os produtos de limpeza sempre em suas embalagens originais, para que seja possível identificar o conteúdo em caso de acidente. Nada de reaproveitar embalagens, reutilizar potes de alimentos ou, garrafas de bebidas para guardar produtos de limpeza. Crianças e, até mesmo, adultos podem se confundir com as embalagens e consumir esses produtos. Como são potencialmente tóxicos, podem afetar gravemente o organismo de quem os ingeriu.

 

Fique de olho no fogão

Se você possui filhos pequenos ou mora com crianças em casa não deixe os cabos das panelas sobre o fogão voltados para fora. Ao cozinhar, você pode esbarrar nestas panelas e derrubar o conteúdo quente sobre as crianças ou, sobre o seu próprio corpo e se ferir. As crianças também podem, por um momento de descuido seu, tentar pegar as panelas, provocando graves queimaduras.

 

Evite tapetes

Caso haja idosos em casa, evite tapetes ou opte pelos tapetes antiderrapantes. Os tapetes podem deixar o ambiente mais bonito, mais aconchegante, mas são uma verdadeira armadilha para idosos, crianças ou, pessoas com mobilidade reduzida. Ao passar sobre os tapetes, estas pessoas podem escorregar, tropeçar, perder o equilíbrio e cair. As quedas podem causar graves consequências como a quebra de ossos. Por isso, evite os tapetes e, garanta que as pessoas se desloquem de um ambiente para o outro, em sua casa, de maneira segura.

 

Se atente ao gás encanado

Atualmente é muito comum que edifícios e residências, em cidades grandes, tenham gás encanado. O sistema é seguro, mas ainda assim, acidentes podem ocorrer. Caso tenha gás encanado em sua residência, deixe o registro do gás do fogão fechado, caso não o esteja utilizando. Assim, se as crianças brincarem com os acendedores, não haverá risco de vazamento de gás e possíveis queimaduras com o fogo. Vale atentar-se ainda ao cheiro do gás, se você identificar um cheiro forte em casa, pode haver vazamento. Abra as janelas do ambiente, avise ao síndico e se retire do seu apartamento.

 

Segurança nas escadas

Escadas já são espaços perigosos nas residências, por isso, é necessário torná-las mais seguras. Instale corrimãos, evite revestimentos lisos que podem se tornar escorregadios. Não opte por escadas com degraus maiores se há idosos na casa. Não coloque objetos de decoração entre os corrimãos ou nas paredes onde as escadas foram instaladas. Em caso de acidentes, estes objetos podem se tornar armadilhas. Escadas devem ainda ser bem iluminadas e sempre contar com piso antiderrapante.

 

Adaptações nos banheiros

Grande parte dos acidentes domésticos ocorrem nos banheiros. Pisos molhados que levam a escorregões e quedas, aparelhos elétricos que podem causar um curto-circuito, são apenas alguns exemplos. Para evitá-los é recomendado que não se mantenha muitos aparelhos elétricos como secadores, “chapinhas”, ou barbeadores ligados na tomada ao mesmo tempo. É importante também que se instale barras de apoio no banheiro, principalmente em casas onde residem idosos. Os pisos também devem ser antiderrapantes e as fechaduras devem ser fáceis de abrir, para que seja possível destrancá-las por fora em caso de acidente no interior do banheiro.

Essas são algumas das dicas para evitar acidentes domésticos. Para proporcionar a você mais tranquilidade e ainda mais segurança à sua família, vale a pena conhecer os seguros residência da RickNew. Entre em contato com um dos nossos consultores.