5 pontos para considerar antes de adotar um PET

familia feliz pet dog cachorro

5 pontos para considerar antes de adotar um PET

Cada vez mais, os brasileiros estão pensando em companhias animais em suas casas. Hoje, cerca de 48 milhões dos lares possuem pelo menos um pet. E não é para menos: esses moradores trazem alegria e diversão para os tutores.

Mas existem alguns cuidados que as famílias devem ter na hora de escolher um pet. Saber os cuidados e as necessidades de cada animalzinho é ser um tutor responsável. Principalmente para os pequenos, é importante lembrar que os pets precisam de atenção, carinho e responsabilidade.

Para ajudar no processo, trouxemos 5 dicas essenciais:

1. Busque um seguro pet

Assim como você e sua família, o pet precisa de checkups de saúde e pode ter despesas médicas repentinas. Para evitar a dor de cabeça, além de altos gastos, vale investir em um seguro dedicado aos pets.

Existem diferentes tipos, que podem ser contratados diretamente com seu agente de seguros de confiança. Eles envolvem cobertura veterinária, hospitalização e vantagens como transporte adequado, pet sitter, hospedagem e até banhos especializados. Tudo para garantir todo o bem estar que o animalzinho precisa.

2. Veja se sua casa está pronta para receber o novo morador

Vale lembrar que um pet precisa do espaço adequado para receber os estímulos de que precisa para ser saudável. Isso significa ter uma área grande o suficiente para ele (principalmente no caso de cachorros), brinquedos, caminha, espaço separado para comer, lugar para gastar a energia, etc.

Além disso, é importante analisar o porte e os hábitos do animal. Um gato, por exemplo, exige que as janelas sejam teladas e arranhadores estejam disponíveis. Um roedor precisa de brinquedos que estimulem sua atividade. Um cachorro precisa de área para fazer xixi.

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher o novo amigo. Afinal, ninguém quer um animalzinho desconfortável no próprio espaço.

3. Separe as responsabilidades de cada um

A família toda está animada para um pet? Essa é uma ótima hora para conversar sobre as tarefas que o animal exige. Para que ele tenha saúde e higiene, é preciso avaliar os horários de alimentação, banhos, passeios, etc.

Definir desde cedo as tarefas de cada membro da família é importante para que ninguém fique sobrecarregado (ou o animal fique sem jantar). As crianças podem e devem ajudar: deixe-as responsáveis por tarefas diárias do pet, se a idade permitir. Além de auxiliar no desenvolvimento da responsabilidade, ainda estreita o elo entre eles.

4. Seja paciente e se dedique

Um novo animal, principalmente se for filhote, demora a se acostumar com sua nova casa. Além disso, fazer parte de uma família é adaptar-se à rotina. Portanto, pode demorar algum tempo até que ele se sinta totalmente à vontade e aprenda os limites.

Mas com paciência e dedicação, você pode ensinar as regras da casa. Premie o bom comportamento, ensine comandos, deixe o animal à vontade com você. Assim, ele estará melhor preparado.

Em muitos casos, o trabalho de um adestrador pode ajudar. Esses profissionais não só ensinam boas práticas ao animal, mas também ensinam os tutores a reforçá-las.

5. Adote responsavelmente

É inegável que um animal traz alegria, mas adotar deve ser um ato de responsabilidade. Em primeiro lugar, avalie se você, sua família e sua rotina estão preparados para os desafios. É preciso investir tempo, dinheiro e energia na chegada de um pet.

Então, cuidado com o lugar de onde seu animalzinho vem. Vale lembrar que há muitos pets sem lar e ONGs de adoção responsável pelo Brasil. Elas fazem o trabalho de avaliar cada família e encontrar o animalzinho para completá-la com amor.

Quer mais dicas para seu animal? Confira nossas dicas para ajudar a manter a saúde dos membros da família de quatro patas! E agora que você está pensando em levar um pet para casa, entre em contato com nossos especialistas para contratar um seguro pet.