4 riscos de não ter seguro residencial. Seu maior patrimônio está protegido?

4 riscos de não ter seguro residencial. Seu maior patrimônio está protegido?

Ao realizar o sonho de comprar o próprio imóvel, nem sempre as pessoas se lembram da importância do seguro residencial. Um dos seguros mais fundamentais em nosso dia a dia, ele prevê proteção e indenização em caso de imprevistos dentro de casa.

Existem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta. Ter um imóvel requer grandes gastos e significa um patrimônio para você e sua família. Então é necessário mantê-lo em bom funcionamento para o uso atual e futuro. Afinal, se algo estragar, será ruim escolher entre gastos inesperados ou viver com o problema.

Esse desgaste do patrimônio também deve levar em consideração seu futuro. Caso pense em vender o imóvel ou deixá-lo para membros da família, é importante que esteja em boas condições e não gere mais despesas.

Por que contratar um seguro residencial?

O seguro residencial protege o imóvel em si. Isso significa que ele arca com despesas advindas de acidentes ou catástrofes que prejudiquem a integridade da casa. Por exemplo, em caso de incêndio, alagamento da região, chuvas fortes, vendavais etc.

Como esses cenários não podem ser previstos, é essencial contar com a segurança e a tranquilidade que o seguro traz. Assim como o seguro auto, o seguro de acidentes pessoais ou o seguro de vida, ele é importante para uma vida mais protegida.

Conheça os cenários em que o seguro residencial ajuda seu patrimônio e os riscos de não ter um na hora de necessidade:

1)  Em caso de incêndio

É preciso fazer manutenção constante nas redes elétricas residenciais para evitar risco de fogo, especialmente em casas antigas. O uso contínuo de eletrodomésticos de alta resistência, além de climas secos e proximidade a terrenos vazios, pode aumentar o risco de algo pegar fogo.

Um incêndio, além do perigo à vida e à integridade pessoal, também implica grandes perdas no imóvel. Sendo assim, é de grande importância que ele esteja financeiramente protegido nesse caso. O seguro tornará possível a reconstrução do que foi destruído e/ou a relocação de sua família caso os efeitos sejam irreversíveis.

Outro ponto importante é que os seguros residenciais mais completos contam com serviços de manutenção em suas apólices. Nesse caso, é possível agendar visitas com especialistas em elétrica para avaliar os riscos e resolver problemas antes que eles se multipliquem.

2)  Em caso de alagamento

Em grandes cidades brasileiras, a época de chuvas é um perigo para alagamentos. As construções urbanas não estão totalmente preparadas para lidar com o impacto ambiental. Por isso, além do risco de incidentes durante as enchentes, o desgaste da estrutura da casa gera um risco extra.

Com um bom seguro residencial, é possível reverter esse quadro, mantendo as instalações adequadas e consertando problemas provenientes das chuvas.

3)  Chuvas, ventos e raios

Outro efeito comum das intempéries é o de ventos e raios, que podem acarretar em deslocamento de telhas, quebra de janelas, queima de fios e muitos outros problemas. A contratação do seguro residencial garante que você e sua família estejam protegidos caso isso ocorra.

4)  Acidentes

Acidentes acontecem em qualquer lugar e sua casa não é exceção. Uma das coberturas menos conhecidas do seguro residencial é contra eles. Acidentes como um veículo bater em sua estrutura, desabamentos na região, deslizamento de terras em caso de obras, entre outros, são cenários em que as fundações do imóvel ficam comprometidas.

Para evitar viver em um local perigoso à sua integridade, é preciso tomar decisões rápidas sobre reformas ou relocação. Se há barreiras financeiras, essa decisão acaba sendo postergada, colocando sua família em risco. Uma apólice de seguro residencial que ofereça coberturas importantes evita esse risco.

 

O seguro residencial é um dos seguros mais essenciais do dia a dia. Ele pode trazer mais tranquilidade para sua família e manutenção adequada do imóvel, para que ele continue sendo um ótimo lar no futuro.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas!