4 passos para contratar um consórcio

4-passos-para-contratar-um-consórcio

4 passos para contratar um consórcio

Ei, você aí! Está em dúvida sobre a contratação de um consórcio? Saiba que essa é a alternativa ideal para quem deseja adquirir um bem ou serviço, mas não tem aquela reserva suficiente para pagar à vista. O consórcio é uma forma prática, segura e muito utilizada por pessoas que procuram uma opção de parcelamento a longo prazo. E tem mais, é isento de juros. Porém, vale lembrar que é preciso ter cautela para não entrar em uma enrascada. Para te ajudar, compartilhamos abaixo 4 passos para contratar um consórcio. Confira!

1° – Entenda como funciona um consórcio

Antes de contratar um consórcio é muito importante compreender o seu funcionamento. Imagine a reunião de um grupo de pessoas com um objetivo em comum: cada uma deseja adquirir um bem ou serviço. Mensalmente todos os integrantes contribuem com um valor estipulado, formando uma espécie de poupança comum a todos. Até o fim de um período, determinado por um contrato, todos têm acesso à uma quantia, ao que chamam de carta de crédito. Com esse valor podem adquirir o bem ou serviço desejado.

Certo, mas como os participantes do consórcio são escolhidos para receberem a carta de crédito?

A definição do consorciado que receberá, em cada mês, a contemplação, ocorre através de sorteio ou quando um consorciado realiza uma oferta de antecipação de parcelas do plano contratado, o que denomina-se lance. Porém, tal oferta é sujeita a avaliação e a critérios de desempate, estabelecidos pela administradora do consórcio.

2° – Escolha uma administradora de confiança 

Para que você tenha certeza de que não está caindo em um golpe é necessário que o processo do consórcio seja gerido por uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Dica: A instituição disponibiliza a relação de empresas cadastradas em seu site. Dessa forma, fica sob a responsabilidade da administradora a formação desses grupos de pessoas, o acompanhamento dos pagamentos das contribuições e a gestão das cartas de crédito. Por isso, avalie bem cada proposta e busque mais informações sobre a administradora. Vale conferir ainda se essa empresa está cadastrada na Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

3° – Defina, junto à empresa, a melhor opção de consórcio para você

Existem no mercado grupos de consórcios para os mais diversos fins: a aquisição de carros, imóveis, máquinas agrícolas, entre outros. Assim, para não se perder em meio a tantas e interessantes opções é preciso manter o foco. Se você está precisando de um carro para otimizar a sua rotina, o caminho é buscar um consórcio para a compra de um veículo. Se está sonhando com a casa própria, opte por um consórcio de imóveis. Definir o bem que você deseja adquirir e apresentar ao consultor da administradora suas reais necessidades, são importantes passos para contratar um consórcio. Somente assim, ele conseguirá avaliar e apresentar a melhor opção para você.

4° – Selecione o valor da carta de crédito e atente-se ao parcelamento

Ao contratar um consórcio é importante avaliar o valor da carta de crédito. Escolhendo assim, a opção mais adequada às suas aspirações. Dica: é possível fazer uma simulação nos sites das administradoras para encontrar a melhor opção. Avalie também as opções de parcelamento do consórcio. O ideal é que as parcelas não ultrapassem 30% do seu orçamento. Fique atento, pois, atrasar ou não quitar os valores podem te prejudicar. Se você não estiver em dia com as prestações do seu contrato, automaticamente fica excluído do sorteio mensal de contemplação da carta de crédito.

Bem, esses são apenas alguns passos para contratar um consórcio. Se deseja saber mais sobre esse serviço a equipe de consultores da RickNew está à disposição para te atender. Entre em contato e aproveite para conhecer as opções de consórcios disponibilizadas pela empresa. Leia também 4 dicas para não cair em pegadinhas de consórcio.

 

 

Tags: