4 motivos para contratar seguro contra incêndio

4 motivos para contratar seguro contra incêndio

A contratação de um seguro contra incêndio é fundamental para qualquer pessoa que esteja se realocando ou investindo em seu patrimônio. Ela é válida tanto para espaços comerciais e industriais, quanto residenciais. Também é aplicável em imóveis alugados ou imóveis próprios.

Essa modalidade de seguro é uma das mais importantes no dia a dia, já que infelizmente as questões relacionadas a incêndio não são previsíveis e acarretam grandes perdas e alto custo de conserto e manutenção.

Os riscos de não ter uma boa apólice de seguro contra incêndio

Por exemplo, ao comprar um novo imóvel para morar,  é importante ter em mente que as instalações elétricas devem ter sido recém avaliadas e estar preparadas para lidar com as demandas que os aparelhos conectados exigem.

As fiações novas são riscos menores de incêndio em comparação com instalações antigas, desgastadas pelo tempo e o uso. Porém, de qualquer forma, todas elas devem ser avaliadas e levadas em conta na hora de pensar qual seguro contra incêndio contratar.

Por que contratar um seguro contra incêndio?

Existem diferentes versões e seguradoras dessa modalidade de seguro. Para escolher a melhor para cada perfil de cliente, é necessário ter um olhar cuidadoso para suas demandas e as apólices disponíveis.

Neste artigo, trouxemos 4 motivos para contratar um seguro contra incêndio:

1- Proteção de sua família

Infelizmente, em casos de incêndio, o risco à integridade física das pessoas dentro do espaço ainda é alto. A contratação de um seguro contra incêndio permite que o morador do imóvel faça realizações periódicas dos riscos de combustão.

A maior parte do seguro exige inspeções para evitar que problemas sejam escalados para situações mais trágicas. Nesse sentido, fazer parte de uma apólice de seguro contra incêndio é uma forma de proteger seus entes queridos.

Tanto você quanto a seguradora estarão sempre preparados para analisar e inspecionar as restaurações do imóvel e as técnicas de proteção contra o incêndio com a regularidade necessária.

2 – Proteção de seu patrimônio

Investir em uma casa própria ou até mesmo dedicar um espaço à sua atividade profissional é um sonho de muitas pessoas. Sendo assim, as dificuldades financeiras e práticas de se realocar para um novo imóvel trazem com elas a importância de investir na manutenção do patrimônio.

Isso significa evitar problemas como incêndios e alagamentos. É uma forma de proteger o dinheiro que você já investiu naquele imóvel e garantir que ele esteja sempre bem preparado para lidar com potenciais problemas.

Além disso, em caso de incêndio as operadoras de seguro oferecem assistência e indenização de acordo com o grau do problema. Esses montantes evitam que você tenha gastos repentinos e, caso algum conserto ou reconstrução precise ser feita, ela provavelmente será coberta pelo seguro.

3 – Proteção contra incidentes

Na maior parte dos casos os incêndios domésticos acontecem por conta de pequenas distrações. São situações como isqueiros, velas, bocas de fogão ligadas,  tecidos perto demais de fogo, entre outros contextos domésticos que permitem que a chama se alastre pelo imóvel.

Isso ainda é mais comum nas casas que tenham moradores crianças ou até mesmo idosos com mobilidade reduzida, que correm ainda mais risco de sofrer acidentes. Para evitar que eles aconteçam, o mais importante, é claro, é tornar a casa mais acessível e evitar abrir oportunidades para incidentes.

Porém, como a proteção 100% não é possível e acidentes acontecem, é importante ter um bom seguro que te traga menos preocupações em uma hora de estresse. Escolher uma boa apólice significa também escolher os tipos de cobertura e indenização oferecidos em cada caso para entender qual faz sentido para o que você busca no momento.

4 – Proteção do futuro

O imóvel que você adquiriu não necessariamente será seu imóvel para sempre. No entanto, se você pensa em algum dia se mudar novamente e vendê-lo é importante que o imóvel esteja bem preservado.

Aqui, o seguro contra incêndio tem um papel fundamental. É ele que incentiva as análises rigorosas dos riscos de fogo e ainda auxilia em casos de manutenção necessária.

No futuro, sua casa estará melhor protegida e será valorizada pelo bom estado de segurança e manutenção.

A escolha de um seguro, portanto, depende muito do perfil do cliente e do que o imóvel necessita. Imóveis alugados, imóveis próprios; grandes e pequenos; com mais ou menos riscos devem ser avaliados cuidadosamente em parceria com um especialista para que o morador avalie qual será a melhor opção para ele.

Para conhecer melhor sobre as possibilidades entre em contato com um de nossos consultores