10 Dicas para economizar combustível

10 Dicas para economizar combustível

A alta dos preços dos combustíveis tem afetado os motoristas, tanto os que usam o carro para se deslocar aos condutores profissionais.

Por isso, as pessoas buscam cada vez mais as táticas úteis de economia de gasolina, álcool e diesel. Nesse contexto, saber usar melhor o veículo ajuda o orçamento do fim do mês e mantém as estimativas em dia. Para ajudar você, temos algumas dicas essenciais para economizar combustível:

1. Cuidado com rodas e pneus

Usar um veículo com responsabilidade significa manter as rodas e pneus em dia. Além de calibra-los com frequência, é importante checar se o carro está alinhado.

A compra dos pneus também é um momento importante. Apesar de serem custos mais altos no início, os pneus de alta qualidade oferecem mais conforto ao dirigir e menos esforço para o motor – o que ajuda a economizar no posto de gasolina.

2. Evite freadas bruscas

Além de acarretar em maior risco de acidentes, as freadas repentinas sinalizam desatenção. O hábito de frear e arrancar com rapidez desgasta o motor (e gasta mais gasolina ou etanol). Para evitar esses momentos bruscos, dirija com atenção e de forma prudente, antecipando o próximo passo

3. Não se exceda na velocidade

Da mesma forma, acelerar muito exige mais do motor do seu veículo. Prefira sempre manter uma velocidade estável, principalmente em vias expressas, para contribuir para o fluxo do tráfego e ajudar o tanque a render mais.

Manter uma velocidade durante trechos planos é a melhor forma de fazer o carro gastar menos gasolina.

4. Dirija com calma

Nos dias de trânsito intenso, pode ser tentador trocar de faixa aqui ou ali ou acelerar para pegar o semáforo aberto. Mas essas atitudes, além de prejudicarem os outros motoristas, contribuem para o gasto de combustível.

Planeje as rotas para priorizar trajetos mais curtos ou com menos interrupções. E se você já sabe que acaba atrasado, tente sair mais cedo e olhar aplicativos como Waze e Google Maps antes de sair de casa.

5. Mantenha o carro leve

Seu carro carrega parte da casa com ele? Fique atento! O hábito de deixar objetos pessoais dentro do veículo faz com que o peso aumente. E como explica a física: quanto maior o peso, mais força é necessária para deslocar o objeto. Assim, seu tanque acaba rendendo menos.

Para economizar combustível, fique atento aos essenciais: leve apenas os objetos necessários para o dia, deixando em casa os supérfluos. Mantenha no veículo apenas itens para emergências e faça limpezas frequentes para deixá-lo organizado

6. Faça manutenção preventiva

Não é apenas o motor e a velocidade que fazem diferença no combustível. Acessórios como filtros de ar, pastilhas, vela, cabos, bateria e outros recursos devem receber manutenção preventiva.

Faça visitas periódicas a profissionais responsáveis, contrate um seguro auto com prevenção inclusa e evite que as peças quebrem por desgaste, já que dessa forma os custos de substituição são maiores.

7. Use óleo de qualidade

Na hora de trocar o óleo do carro, preste atenção redobrada: faça o processo na frequência recomendada pelo fabricante e escolha um óleo adequado. Dessa forma você não só aumenta o rendimento do carro, mas evita desgaste das peças.

8. Vá em postos de qualidade

Quando um posto oferecer gasolina muito barata, desconfie: ou o produto tem baixa qualidade ou foi “batizado” com água e álcool em excesso.

Além de buscar postos confiáveis sua cidade, vale ter um registro de cada um. Anote a data de abastecimento, os litros colocados e o preço. Depois veja quanto essa quantidade de combustível rendeu na prática. Mantendo esse registro você analisa a qualidade e idoneidade de cada estabelecimento.

9. Se atente para as rotações

Para os motoristas de carros manuais, é importante checar as rotações do motor. Dirigir em primeira ou segunda marcha em vias urbanas gasta mais combustível, além de forçar o motor. Por isso, ao invés de aumentar e diminuir a velocidade toda hora, mantenha ela estável de acordo com o fluxo da via.

Confira no manual qual rotação é mais rentável para seu veículo e mantenha nessa faixa. Em geral, os veículos rendem mais em marchas mais altas, por terem que fazer menor esforço.

10. Dê carona

Mesmo com o aumento do preço de combustível, muitas pessoas não podem deixar o carro de lado. Além de facilitar o deslocamento em áreas sem transporte público, ainda pode ser mais cômodo para longos trajetos.

Para economizar combustível, uma ideia é dividir a conta: se você mora perto de colegas de trabalho, de faculdade ou de crianças que estudam na mesma escola que as suas, que tal propor um rodízio?

Ofereça que cada um pegue o carro um dia da semana ou leve outras pessoas e divida a conta na hora de abastecer. Dessa forma, você contribui para a diminuição do trânsito, tem companhia durante o trajeto e ainda gasta menos.

 

Quer escolher o carro ideal para seu perfil de motorista? Veja nossas dicas!